O que é ditado numérico?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

“As crianças elaboram contextualizações a respeito da escrita dos números, baseando-se nas informações que extraem da numeração falada e seu conhecimento da escrita convencional dos “nós”(números redondos)”.

Como funciona? Você dita o número e a cor que a criança deve pintar. Para manter o mistério, é interessante não falar os números que estão próximos todos de uma vez. Assim a figura demora para aparecer, aguçando a curiosidade das crianças.

Habilidade da BNCC
(EF03MA01) Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.

A habilidade EF01LP02 consiste em: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Promover a internalização do conceito de número e estabelecer sua relação com as respectivas quantidades. Identificar os numerais; • Ter noções de quantidade e relação dos numerais; • Realizar a contagem oral.

Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações
O campo também enfatiza a importância do aprendizado dos números como uma representação de quantidades e possibilitar o aprendizado para contar objetos, comparar quantidades de grupos, etc.

Obrigada. Sim, pode iniciar-se uma frase por um algarismo, dado que não há qualquer regra para o uso dos numerais. A prática, no entanto, é escrever por extenso os números de um a nove; assim, teríamos «Dois indivíduos compareceram à reunião»; «Quatro jogadores foram expulsos...»; etc.

Ditado Colorido — Ditado colorido e composto por números de O a 100. É uma brincadeira que reforça a sequência numérica, além de ensinar as crianças a ouvir e respeitar comandos, pois eles devem ouvir o número e a cor que corresponde a ele, para só então poder marcá-lo.

Como brincar de Ditado Estourado

  1. Uma criança estoura um balão, lê e/ou dita a letra/sílaba/palavra/conteúdo estudado para as outras.
  2. Uma criança estoura um balão, e desafia um colega para ler o que tem no papel.
  3. Ao estourar o balão, a criança precisa soletrar as letrinhas dos nomes dos amigos.

Aprenda de uma vez por todas a diferença entre número, numeral e algarismo. Número é associado a quantidade, numeral é sua representação gráfica (palavra ou símbolo); e algarismo é um símbolo de numeração decimal. Por exemplo, o número quinze é representado pelo numeral 15 e formado pelos algarismos 1 e 5.

A representação dos números é feita através de um numeral, expresso por sons ou escrita, e os algarismos correspondem à simbologia numérica, ou seja, os caracteres que identificam um número. Para Pitágoras, filósofo e matemático da Grécia Antiga, os números constituem o princípio de todas as coisas.

Crie um contexto para iniciar o ditado com as crianças, como por exemplo: “Vamos fazer uma lista de compras com nomes de materiais escolares que usamos na escola. Eu vou ditar um a um, e vocês vão escrevendo no caderno”.

Como ler os códigos da BNCC? Os códigos alfanuméricos (exemplo: EI01TS01) servem para identificar os objetivos de aprendizagem. Eles ajudam a contextualizar qual é a etapa de ensino, a faixa etária e o campo de experiência relacionado ao objetivo.

Ao planejar o ditado, escolha palavras do mesmo campo semântico, por exemplo: lista das comidas de uma festa de aniversário, frutas, animais etc. Lembre-se de que o ditado deve ser iniciado por uma palavra polissílaba, seguida de uma trissílaba, de uma dissílaba e, por último, de uma monossílaba.

Como citado anteriormente, a principal função dos números é a de quantificar as coisas. Ou seja, contar o que for necessário à medida que as atividades que estão sendo realizadas exigem isso. Através dos números, você será capaz de saber quantas maçãs há dentro de uma caixa ou quantas pessoas moram em seu bairro.

Habilidades que o aluno deve desenvolver
O aluno deverá desenvolver habilidades como: identificar, reconhecer, representar e comparar números de 1 a 5, entender a noção de número, contagem, ordem e sequência, assim como a capacidade de associação e relacionamento entre os números.

6 ideias de brincadeiras para ensinar números e cores para o seu...

  1. Achando números. Separe vários balões coloridos e escreva um número diferente em cada um deles. ...
  2. Boliche. ...
  3. Brincando com a amarelinha. ...
  4. Brincando com o apito. ...
  5. Dedinhos coloridos. ...
  6. Garrafas coloridas.

Na educação infantil, o primeiro passo é desenvolver a percepção e o raciocínio lógico matemático. De acordo com a BNCC, o aprendizado dos números aparece em seu quinto campo de experiência “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações” destaca para o ensino dos números na educação infantil.

BNCC na Educação Infantil: Campos de experiência

  • O eu, o outro e o nós. ...
  • Corpo, gestos e movimentos. ...
  • Traços, sons, cores e formas. ...
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.