O que é distrato é em qual situação podemos Utilizá-lo?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

O distrato de contrato é o meio adequado de anular, quando há vontade de todas as partes, um acordo realizado entre os contratantes para extinguir formalmente o vínculo, obrigações e deveres anteriormente firmados por meio de um contrato, seja da área cível, empresarial, imobiliária e até trabalhista.

Quando se deseja desfazer a compra ou venda de um imóvel, é necessário realizar um distrato para que, assim, o vínculo e as obrigações firmadas por meio do contrato de compra e venda possam ser extintos. O distrato pode ser requerido por qualquer uma das partes, seja comprador ou vendedor.

O distrato é a rescisão ou anulação de um contrato anteriormente pactuado entre as partes. Ele pode ser consensual (quando as partes contratantes chegam a um consenso sobre a forma da rescisão) ou unilateral (quando apenas uma das partes contratantes o rescinde).

O distrato é o acordo feito entre contratantes, visando à extinção do contrato que mantinham até então. É também chamado de “resilição bilateral”. O distrato é o documento que formaliza o fim de um contrato, quando as partes contratantes assim decidem, em comum acordo.

Resilição é o chamado distrato. Nela, as partes estão cumprindo o combinado, mas decidem que não querem mais continuar com o contrato. Pode ocorrer por iniciativa de ambas ou de apenas uma das partes. Conforme o artigo 472 e 473 do Código Civil, a resilição exige a manifestação da vontade de não permanecer no contrato.

Vale ressaltar que a celebração do distrato não impede o trabalhador de ingressar na Justiça do Trabalho para pleitear valores devidos ou direitos fundamentais outros que, eventualmente, tenham sido abusivamente negados pelo empregador, como o caso de horas extras trabalhadas e não pagas.

Lei prevê multa de 25% a 50% do valor já efetuado em caso de desistência de compra. Quando uma pessoa interessada em adquirir uma casa ou apartamento na planta desiste do acordo de compra, ela tem que notificar de maneira oficial a outra parte envolvida na negociação e pagar uma multa.

Modelo de distrato simples
Cláusula primeira. As partes concordam em rescindir o contrato de prestação de serviços celebrado entre as partes em (data), relativo aos serviços de (identificar os serviços). Cláusula segunda. A Contratada, por força do instrumento ora distratado, executou seus serviços até (data).

A Lei do Distrato, entre outros pontos, disciplina as condições sob as quais imóveis vendidos na planta podem ser devolvidos às respectivas construtoras. O texto determina, por exemplo, os percentuais a serem restituídos a compradores desistentes e que a devolução só deve ser feita depois de finalizada a construção.

Mudanças com a Lei do Distrato
A nova lei trouxe algumas mudanças significativas no que se refere aos seguintes itens do distrato de imóvel: multa por desistência, revenda e aluguel, tempo de arrependimento e atraso na entrega.

Distrato é a ação de encerrar um contrato. Também chamado de rescisão contratual, esse mecanismo cancela a relação previamente estabelecida entre duas ou mais partes em um contrato. Ao distratar, todas as obrigações, compromissos e vínculos acordados anteriormente deixam de ter validade.

OS PRINCIPAIS MOTIVOS QUE LEVAM AO DISTRATO
Conheça os principais: inadimplência do comprador: quando não há possibilidade de continuar o pagamento, devido às dificuldades financeiras (que podem ser ocasionadas por perda de emprego, por exemplo)

O distrato então,nada mais é do que o acordo pelo qual as partes põem fim ao contrato. Ou seja, a desistência da compra ou o descumprimento grave de alguma obrigação contratual (geralmente se deve à falta de pagamentos) ou um acordo consensual levam a solicitar o distrato.

O distrato deve ser solicitado sempre na forma escrita. O momento para a solicitação do distrato é até antes do efetivo recebimento das chaves do imóvel. Caso o comprador receba as chaves e tome posse do imóvel, não mais será possível o distrato.

Então qual é a diferença entre distrato e rescisão? Na prática, os dois termos significam a mesma coisa: o encerramento de um contrato que foi feito entre as partes. No entanto, a rescisão costuma ser utilizada para tratar de forma mais ampla sobre os diferentes tipos e motivos para o término da relação contratual.

As condições da rescisão; O acordo a ser anulado; As obrigações das partes; Motivos para o encerramento contratual.

O assunto parece encerrado e não há mais dúvidas que não é possível revogar o distrato social. A título de conhecimento essa matéria e regida pelo código civil. Amigo, não existe a possibilidade de desfazer o distrato social.

Quando ocorrem processos judiciais que discutem a devolução do valor, os juízes variam a porcentagem de devolução do dinheiro. Se o comprador estiver devendo parcelas, ocorre a devolução de 75% dos valores; se estiver em dia com os pagamentos, ocorre a devolução de 80 a 90% dos valores.

O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.