O que é distração emocional?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 10 votos

Já as chamadas distrações emocionais, como o nome diz, envolvem sinais carregados emocionalmente. E são bem mais desafiadoras. Imagine que você está respondendo uma mensagem de WhatsApp em um lugar barulhento, como uma lanchonete. Você se concentra e consegue focar no que está fazendo apesar das conversas ao redor.

Distrair significa que não estamos com a atenção voltada para o que seria importante naquele momento. Quando falamos que a pessoa está com a “cabeça no mundo da lua” não significa que ela não está pensando em nada, significa que ela não está pensando em nada que gostaríamos que pensasse.

Pode ser considerado como distração externa, barulhos, conversas, celular, redes sociais, etc. O lado positivo é que essas distrações são mais fáceis de serem resolvidas.

Veja 6 dicas para você evitar distrações:

  1. #1. Mude sua forma de ser, elimine a desordem. ...
  2. #2. Defina de forma clara seus objetivos. ...
  3. #3. Monte um plano de ação com tempo e faça uma coisa de cada vez. ...
  4. #4. Faça pequenas pausas. ...
  5. #5. Evite procrastinar. ...
  6. #6. Limite o consumo de café

A cura da "síndrome da distração": 7 práticas

  1. Tenha consciência do problema. ...
  2. Veja suas principais distrações. ...
  3. Ache uma coisa para dar foco. ...
  4. Deixe tudo fechado. ...
  5. Coloque um times de 20 minutos. ...
  6. Observe sua mente tentando fugir. ...
  7. Faça um intervalo.

Sintomas de desatenção
Não parece ouvir durante as conversas, parecendo distraído internamente, pensando em outras coisas. Dificuldade em seguir instruções e terminar uma tarefa devido a desvios de atenção ou perda de foco. Evita tarefas que envolvam esforço mental por longos períodos, como trabalhos escolares.

Principais sintomas de Déficit de Atenção
Pessoas com DDA costumam apresentar com frequência dificuldade de organização (do tempo e do espaço), dificuldade de aprender com os erros, adiamento de tarefas (procrastinação), impulsividade (falar sem pensar e se adiantar nas respostas).

1 absorto, abstraído, abstrato, aéreo, alheado, alheio, ensimesmado, sonhador.

6 dicas para você manter o foco e evitar distrações

  1. 1 – Dê um jeito na desordem — física e mental. ...
  2. 2 – Crie uma lista de coisas a fazer. ...
  3. 3 – Faça uma coisa de cada vez. ...
  4. 4 – Faça pequenas pausas cronometradas. ...
  5. 5 – Remova distrações. ...
  6. 6 – Limite a ingestão de café

Podemos até levantar algumas hipóteses sobre o porquê disso acontecer: talvez você não esteja motivado o suficiente para executar essa tarefa, ou talvez não se sinta completamente capaz de executá-la, quem sabe até a simples ausência de foco e planejamento na dita tarefa seja a causa.

Agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente, mexem mãos e pés, mexem em vários objetos, não conseguem ficar quietas (sentadas numa cadeira, por exemplo), falam muito, têm dificuldade de permanecer atentos em atividades longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes, são facilmente distraídas por ...

De forma geral, os sintomas do TDAH são comportamentais, abrangendo desatenção, hiperatividade e impulsividade. Nem sempre a pessoa vai sofrer com todos eles ao mesmo tempo – é possível que um paciente com TDAH tenha sintomas de desatenção, mas não de hiperatividade, por exemplo.

Segundo a psicologia, existem quatro formas básicas de atenção, algumas conscientes, outras voluntárias: seletiva, alternada, sustentada e dividida.

Causas da dificuldade de concentração. Um dos primeiros fatores é o cansaço mental, normalmente aliado ao estresse. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ritmo de trabalho atual, com suas condições, obrigações e frequentes estímulos, ultrapassa os limites do corpo e da mente.

Veja 5 dicas para ser mais objetivo, aumentar o foco e acabar com a procrastinação!

  1. Divida o tempo e as tarefas. ...
  2. Busque parcerias. ...
  3. Faça coisas que ame. ...
  4. Não tente ser perfeito. ...
  5. Elimine as distrações. ...
  6. Ser focado e produtivo é difícil para todo mundo.

7 formas de treinamento mental para exercitar o seu cérebro

  1. Praticar esportes e atividades físicas. ...
  2. Treinar a memória de trabalho. ...
  3. Sair da zona de conforto. ...
  4. A leitura. ...
  5. Viver em ambientes complexos e enriquecidos. ...
  6. Potencializar a criatividade. ...
  7. Aprender idiomas.

Atenção – ao contrário dos depressivos, pessoas com TDAH conseguem manter a atenção em coisas variadas, desde que sejam estimulantes e não maçantes. Para quem tem depressão, é difícil se manter atento a qualquer coisa.

Entre os sintomas mais comuns do transtorno estão a falta de atenção, a impulsividade e a hiperatividade. E ao contrário do que se pensa, o TDAH não afeta apenas crianças. Adultos e idosos também podem ter impactos ao longo da vida devido ao transtorno.