O que é distonia cerebral?

Perguntado por: imodesto . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

A distonia é um distúrbio neurológico dos movimentos caracterizado por contrações involuntárias dos músculos. Estas contrações compelem certas partes do corpo a executar movimentos repetitivos de torção ou a permanecerem em posições dolorosas.

A distonia pode ser resultante de uma mutação genética, uma doença ou um medicamento. Os músculos na parte afetada do corpo contraem-se, distorcendo a posição daquela parte do corpo e mantêm-se contraídos por muitos minutos até horas. O diagnóstico é estabelecido em função dos sintomas e nos resultados do exame físico.

Em alguns pacientes, a condição causa dor e, quando não tratada, gera problemas ortopédicos nas articulações e nos músculos. Estes sintomas podem acontecer constantemente ou em episódios. Além disso, a ocorrência da Distonia Generalizada pode ser associada a doenças genéticas e metabólicos mais complexas.

Remédios para distonia
Triexifenidil: um remédio anticolinérgico, que atua bloqueando a liberação de acetilcolina, que é responsável por causar espasmos musculares; Baclofeno: alivia a rigidez muscular e relaxa a musculatura; Diazepam e lorazepam: relaxantes musculares, que promovem o relaxamento dos músculos.

Injeções de toxina botulínica são usadas para tratar distonias focais ou segmentares. O tratamento da distonia generalizada grave pode exigir uma combinação de fármacos anticolinérgicos orais, relaxantes musculares e benzodiazepínicos.

151 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências, para incluir a distonia segmentada entre as doenças que permitem a concessão, sem período de carência, de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez.

Tipos de Distonia

  • Distonias focais: Forma mais comum. Acomete músculos específicos.
  • Distonias Segmentares: Afeta regiões próximas como pescoço e braço.
  • Hemidistonia: Um lado todo do corpo (direito ou esquerdo)
  • Distonia Generalizada: Na maioria dos casos, afeta o corpo inteiro.

A cirurgia para distonia envolve a implantação de eletrodos, ou seja, fios muito finos, em uma região do cérebro. Tais eletrodos fornecem correntes elétricas para pequenas partes do cérebro, alterando o circuito cerebral anormal e, assim, aliviando os sintomas da distonia.

A distonia é um distúrbio do movimento neurológico muito complexo e altamente variável, caracterizado por contrações musculares involuntárias. É uma condição que não conhece limites de idade, étnicos ou raciais – pode afetar desde crianças pequenas a adultos mais velhos de todas as raças e etnias.

Infelizmente, apenas algumas doenças autoimunes se enquadram na relação de doenças graves de evolução prolongada e permanente. Sendo apenas a esclerose múltipla e espondiloartrose anquilosante, as únicas que possuem os benefícios previdenciários e fiscais.

Embora as doenças degenerativas do sistema nervoso não tenham cura, o uso de medicamentos pode aliviar os sintomas e proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes.

Alimentos com magnésio - como frutas secas, leguminosas, cereais, batata e abóbora - também são recomendados para evitar o desenvolvimento de doenças no sistema nervoso central. Colesterol alto e hipertensão estão entre os problemas que podem aparecer devido a uma deficiência do mineral no organismo.

Hortelã-pimenta. O óleo essencial de hortelã-pimenta é uma das alternativas naturais mais fortes para ser usada como relaxante muscular e analgésico. A aplicação deve ser feita na região afetada. Ele ajudará a aliviar a dor enquanto acalma os espasmos causadores de cãibras musculares.

Em transtornos de ansiedades de alta intensidade é muito comum que um dos sintomas apresentados seja movimentos involuntários, parecidos com câimbras. Junto a isto, costumam aparecer outros sintomas como sudorese, tremores, enjôos de estômago, falta de ar, tontura, entre outros.