O que é distocia do ombro?
Definição: A distócia de ombro é definida como a falha na liberação do ombro fetal, após 60 segundos do desprendimento do pólo cefálico. É precedida pelo clássico “sinal da tartaruga” em que a cabeça e a face fetal se retraem no períneo materno.
O que é distocia e sua causa?
DEFINIÇÃO: Pode-se definir distocia como qualquer perturbação no bom andamento do parto em que estejam implicadas alterações em um dos três fatores fundamentais que participam do parto: Força motriz ou contratilidade uterina – caracteriza a distocia funcional.
Quais são os tipos de Distocias?
Distócia funcional
Este termo refere-se à disfunção das contrações uterinas impedindo a progressão do trabalho de parto que é determinada por força primária (dificuldade, apagamento, e dilatação do colo uterino) ou secundária (descida fetal). A disfunção uterina é classificada como hipertônica e hipotônica.
Quais os fatores de risco para distocia de ombro?
Os principais fatores de risco para distocia de ombro são a macrossomia fetal, o diabetes mellitus, as distocias nos períodos funcionais do parto e o parto vaginal operatório. Os exames de imagem e a pelvimetria clínica não são úteis para identificar mulheres com risco aumentado para distocia de ombro.
Como identificar distócia?
Distocia fetal é a ocorrência de anormalidades de tamanho ou posição fetal, resultando em dificuldades no parto. O diagnóstico é feito por exame clínico, ultrassonografia ou pela resposta à evolução do trabalho de parto.
O que significa distócia?
A distocia é um termo utilizado principalmente para se referir às dificuldades de evolução do parto vaginal. Para identificá-la e tratá-la, os obstetras monitoram periodicamente a dilatação do colo, a frequência e intensidade das contrações, assim como a apresentação e os batimentos fetais.
Quem faz o parto com distócia?
1º - A realização do Parto Normal sem distócia é da competência de Enfermeiros, e dos portadores de Diploma, Certificado de Obstetriz ou Enfermeiro Obstetra, bem como Especialistas em Enfermagem Obstétrica e na Saúde da Mulher; e ainda, Art.
O que é a manobra de Bracht?
Manobra utilizado para partos de fetos extraídos de dorso para a frente e em direção ao abdómen da parturiente.
Como é feita a manobra de Leopold?
Utiliza-se o polegar e os dedos de uma das mãos a parte inferior do abdome materno exatamente acima da sínfise pubiana. O objetivo é procurar o polo fetal que se insinua em direção a pelve. Serve para o diagnóstico da apresentação fetal. Também podemos avaliar a sua mobilidade.
O que é distócia materna?
Do grego dys (difícil) e tokos (parto), distocia é definida como uma dificuldade de nascer ou a inabilidade materna em expelir os fetos pelo canal do parto sem assistência.
O que é manobra de Woods?
Manobra de Woods (saca-rolha): consiste na pressão na face anterior (sobre a clavícula) do ombro posterior fetal com o auxílio de dois dedos, com o intuito de rodá-lo 180°.
O que significa a palavra Tocotraumatismo?
Resumo. Introdução: Os tocotraumatismos são lesões causadas em decorrência do trabalho de parto. Diversos fatores são responsáveis por predisporem um recém-nascido (RN) ao trauma do nascimento, mas acredita-se que são múltiplos os fatores que ocorrem simultaneamente para que culmine em um tocotrauma fetal.
O que é manobra de Mauriceau?
Consiste em introduzir dois dedos na boca do feto com o dorso do feto para cima e a cavalo do antebraço do parteiro, obrigando o feto a fletir a cabeça e voltando o occiput para a frente, e abaixando o subocciput sobre a sínfise púbica.
Quais as principais situações de distócia em um trabalho de parto?
Distocias são condições que interferem no andamento de um trabalho de parto. Podem estar relacionadas a alterações de posicionamento fetal, como a apresentação córmica ou cefálica defletida, mas também podem se associar a problemas no trajeto do canal de parto, como na desproporção céfalo-pélvica.
Como é feita a manobra de Kristeller?
Como é feita? Para realizar a manobra, a médica explicou que “o cotovelo e o braço são colocados sobre o fundo do útero materno e empurrados para baixo fazendo pressão para acelerar a saída do bebê durante o parto”.