O que é displasia da fala?

Perguntado por: ogil . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
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É um distúrbio motor da fala, caracterizado pela dificuldade de programação e planejamento das seqüências dos movimentos motores da fala, resultando em erros de produção dos sons (Hall, 2007).

A apraxia geralmente tem cura e o tratamento tende a ser feito com sessões de terapia da fala, que são adaptadas à severidade da apraxia que a pessoa apresenta. Durante estas sessões, que devem ser frequentes, a pessoa pratica sílabas, palavras e frases, com a orientação de um terapeuta.

Quais são as causas por trás do atraso na fala?

  • falhas na audição;
  • distúrbios específicos de linguagem;
  • alterações neurológicas;
  • deficiência intelectual;
  • autismo;
  • apraxia da fala;
  • falta de estimulação verbal;
  • uso excessivo de aparelhos eletrônicos.

Devido a essas alterações nas Funções Executivas, principalmente déficits de atenção e de controle inibitório, pessoas com TDAH podem apresentar dificuldades de linguagem e atraso na fala. Os aspectos da linguagem mais prejudicados nesses escolares são o fonológico, o sintático e o pragmático.

No caso do autismo, uma característica muito comum é o atraso ou dificuldade no desenvolvimento da fala e a dificuldade de iniciar e manter um diálogo. Já na apraxia, a criança compreende a linguagem, mas tem dificuldade em se expressar corretamente.

Considerado 'grau mais leve', o chamado Autismo de suporte nível 1 tem algumas características específicas como: contato visual não consistente; dificuldades na flexibilização de regras, preferindo a manutenção de padrões; problemas na interação com as pessoas, entender piadas, ironias ou sarcasmo; e podem ter ...

O que é Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL)?
Como dito no início, o TDL é um transtorno que faz com que muitas crianças apresentem dificuldades para desenvolver a fala. Nos pais e até mesmo nos profissionais, pelo menos a princípio, há uma estranheza pelo fato da criança não conseguir falar.

Sinais e sintomas do autismo na interação social
Não gostar de carinho ou afeto e por isso não se deixa abraçar ou beijar; Dificuldade em relacionar-se com outras crianças; Repetir sempre as mesmas coisas, sons e palavras; brincar sempre com os mesmos brinquedos.

Dos 4 aos 6 meses.

Segundo as fonoaudiólogas, o atraso na fala é considerado quando a criança atinge esses parâmetros, mas com lentidão. Por exemplo, em vez de produzir as primeiras palavras aos 12 meses, a criança começa a emiti-las apenas aos 18. O atraso deve ser observado com maior atenção se ultrapassar os dois anos de idade.

Já o atraso de linguagem está relacionado à capacidade da criança de dar e obter informações de maneira significativa. Ou seja, quando a criança possui um atraso de linguagem, ela pode pronunciar corretamente as palavras, mas apresenta dificuldade em se expressar ou entender os outros.

Não existem exames de sangue ou ressonância magnética capaz de apontar o TDAH. Como existem muitas desordens com os mesmos sintomas, é fundamental que o médico investigue todas as possibilidades antes de chegar à conclusão.

Cheiros, toques e gostos que frequentemente acompanham a relação sexual podem ser repulsivos ou irritantes para alguém com TDAH. A hiperatividade é outro obstáculo para alcançar a intimidade de alguém com TDAH.

TDAH é um transtorno mental que se desenvolve no momento ou logo após o nascimento, mas os sintomas normalmente não ficam aparentes até a idade de quatro ou cinco anos e, muitas vezes, não até que as crianças estejam no ensino fundamental ou médio.

O atraso da fala é um dos indicadores do autismo, mas não é o único a ser considerado, temos que levar em consideração a dificuldade de utilizar gestos e expressões na comunicação e ainda, como que num processo de autoestimulação, usar sons e palavras repetidas.

Exames cerebrais de ressonância magnética podem detectar autismo antes que qualquer sintoma comece a surgir, afirmam pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Atualmente, as crianças podem ser diagnosticadas a partir dos dois anos de idade, mas, em geral, isso costuma ocorrer mais tarde.

Atraso na fala no autismo
À medida que crescem, começam a aprender sons, a usá-los para formar palavras e passam a combinar palavras em frases, adquirindo habilidades linguísticas complexas. As crianças com autismo enfrentam dificuldades na comunicação social que causam desafios na interação social.

Concluindo... Os pais têm mais chance que as mães de transmitir aos filhos genes com alterações que poderão resultar no desenvolvimento de autismo, e, quanto mais velhos são, maior o risco.