O que é displasia craniana?

Perguntado por: njordao . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

A displasia cleidocraniana (DCC) é uma doença bastante rara (1:1.000.000), causada por um defeito no gene CBFA1, o qual regula a diferenciação osteoblástica e a formação óssea apropriada. É transmitida de forma autossômica dominante, afetando principalmente os ossos do crânio e clavículas.

displasia cleidocraniana

Com o sucesso da série Stranger Things, a displasia cleidocraniana ganhou notoriedade, já que o ator Gaten Matarazzo, que interpreta Dustin Henderson, é portador da condição, que atinge uma pessoa a cada milhão, segundo especialistas.

A agenesia dentária (ou hipodontia) é a anomalia mais comum da dentição permanente e consiste na ausência congénita de dentes permanentes - ou seja, é um problema com o qual a pessoa já nasce. A prevalência da agenesia dentária varia de continente para continente. Na Europa, afeta 4,6% dos homens e 6,3% das mulheres.

Qual é a causa da displasia? Embora seja uma doença hereditária, ela também pode ser agravada de acordo com o ambiente em que o pet vive. Alguns fatores que agravam essa condição são: pisos lisos, sobrepeso (obesidade) e exercício em excesso.

Não há cura para a displasia da anca em cães. No entanto, existem muitos tratamentos que provaram ser eficazes no alívio da dor em cães mais velhos e na prevenção de mais danos nos filhotes. Os tratamentos mais básicos também são os mais importantes: manter uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios.

Displasia é o nome dado para o desenvolvimento celular fora do normal, que pode gerar a má-formação de um tecido ou órgão de qualquer parte do corpo humano. Existem diversos tipos de displasias, que mudam de acordo com a região afetada do corpo.

O ator Gaten Matarazzo, de apenas 14 anos, realmente sofre com esse problema que chama displasia cleidocraniana, uma disfunção genética nos ossos que afeta principalmente a clavícula e a face.

As pessoas com displasia cleidocraniana apresentam geralmente clavículas subdesenvolvidas ou ausentes. Como resultado, os seus ombros são estreitos e inclinados e podem estar invulgarmente aproximados em frente do corpo.

Ao longo das quatro temporadas de Stranger Things, os fãs especularam a real orientação sexual de Will, interpretado por Noah Schnapp. Isso porque o jovem dava pequenos indícios de que nutria sentimentos românticos por seu melhor amigo, Mike.

A revelação foi feita em entrevista à revista americana Variety, confirmando as suspeitas dos fãs. Noah também revelou que Will é apaixonado pelo melhor amigo Mike Wheeler, interpretado por Finn Wolfhard.

Treinos de cardio
Conforme Harbour passou a sentir menos dores e ter mais confiança no próprio corpo, o treino passou a envolver também exercícios de cardio – ou seja, responsáveis por elevar os batimentos cardíacos de forma a acelerar o metabolismo e, desta forma, emagrecer.

As possíveis soluções para casos de ausência de um ou mais dentes por agenesia incluem fechamento ortodôntico do espaço com restaurações estéticas ou abertura para colocação de prótese fixa ou implantes unitários.

Para compensar a ausência de alguns dentes, os que estiverem preservados podem se movimentar, provocando problemas de mordida, desalinhamento e assimetria facial. Além disso, o paciente pode sofrer com prejuízos para a respiração, a dicção, a mastigação e, consequentemente, prejuízos estéticos.

Anomalias de forma

  • Dilaceração:
  • Dente cônico:
  • Taurodontia:
  • Dens in dente:
  • Cúspide em garra:

A displasia não tem cura e o tratamento vai depender do estágio da doença e da idade do pet. Seu objetivo consiste em retardar ao máximo o avanço da doença. Para isso, costuma ser necessário promover algumas mudanças no dia a dia do cachorro.

Sintomas da displasia coxofemoral
Estalos audíveis na articulação. Mancar das patas traseiras. Rigidez dos membros. Dor ao realizar movimentos comuns.

Confira outras opções de tratamento para displasia mamária
As pacientes com mastalgia cíclica durante um período de dois a três meses, que têm os casos resolvidos espontaneamente, não necessitam de tratamento”, explica. Entretanto, mulheres com seis meses consecutivos de dor merecem terapêutica.

Displasia do colo do útero é a alteração fora do normal que afeta as células da superfície da cérvix, parte mais baixa do útero que se abre na parte de cima da vagina. Essas alterações não são câncer, mas caso não sejam tratadas podem evoluir para isso.

É denominada lesão pré-cancerosa uma lesão que tem maior possibilidade de evoluir para câncer no tecido em onde ela se desenvolve.

A displasia do desenvolvimento do quadril, também conhecida apenas como displasia do quadril, é uma alteração que acomete bebês, em que há uma anormalidade na articulação do quadril.