O que é dislexia Na alfabetização?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 2 de maio de 2023
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A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita. Segundo a Associação Brasileira de Dislexia, a dislexia está presente entre 5% e 17% da população mundial, podendo afetar a área visual e auditiva.

É caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. Essas dificuldades resultam tipicamente do déficit no componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária.”

Ela possui três graus de severidade: dislexia leve, moderada e severa. Assim, cada um determina o nível de dificuldade que o disléxico possui com a escrita e a leitura.

A situação é a seguinte: as crianças que não possuem o transtorno identificam facilmente as diferenças ente “d” e “b” e “h” e “n”, por exemplo. Já aquelas que convivem com a dislexia confundem-se, com determinada frequência, tais letras, pois elas possuem grafias semelhantes.

Portanto, pessoas com essa condição têm dificuldade para nomear as letras, por exemplo, referindo-se ao b como d ou vice-versa. Além disso, elas podem ter dificuldade para selecionar o fonema apropriado, utilizando um fonema que tem um som similar (Vera / fera; inimigo / iminigo).

Aprender como lidar com a dislexia requer paciência e compreensão por parte dos pais. A criança precisa se sentir motivada para querer aprender, mesmo diante das dificuldades. Sempre que possível, faça elogios e lembre a criança sobre os progressos que ela alcançou através do seu próprio esforço.

“A dislexia é caracterizada por dificuldades de reconhecimento de palavras, de soletração, decodificação, lentidão na leitura e na escrita, inversão de letras e números e problemas de memorização.

Os primeiros sinais de dislexia surgem por volta de 1 a 2 anos, quando as crianças aprendem a pronunciar sons. Aquelas que não falam as primeiras palavras até os 15 meses ou as primeiras frases até os 2 anos têm maior risco de desenvolver dislexia.

As atividades que trabalham a percepção auditiva ajudam os alunos com dislexia a perceber o som e as formas das palavras. Usar a música e as rimas, trabalhando ritmo, concentração, atenção, o som e suas formas, é ótimo para estimular a aprendizagem dos alunos com dislexia.

A Dislexia não tem cura, mas pode ser amenizada desde que a devida atenção seja dada. Diversos recursos podem ser utilizados para o auxílio do aluno disléxico, desde a observação dos movimentos que sua mão faz ao escrever até a gravação de uma aula.

Definimos dislexia como um distúrbio do desenvolvimento e aprendizagem caracterizado por dificuldades na leitura, escrita e, em alguns casos, na fala.

Um teste neuropsicológico, a história clínica e a avaliação das diferentes áreas da dislexia continuam sendo as ferramentas mais eficazes para diagnosticar esse distúrbio. Observe que CogniFit não oferece diretamente um diagnóstico médico de dislexia.

Necessidade de reler várias vezes o mesmo texto para o compreender; Dificuldade na escrita, com erros de trocas de letras e esquecimento ou confusão em relação à pontuação e gramática; Confundir instruções ou números de telefone, por exemplo; Dificuldade no planejamento, organização e manejo do tempo ou tarefas.

Os dois são transtornos de desenvolvimento e são confundidos com frequência. Para deixar claro: o TDAH afeta habilidades de atenção do indivíduo e a dislexia está ligada especificamente às habilidades de linguagem e escrita. Ambos, quando não diagnosticados na infância, podem trazer dificuldades na idade adulta.

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