O que é dislexia alfabética?

Perguntado por: llancastre . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
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Dificuldade na aquisição e fluência da leitura e escrita, desenvolvimento cognitivo dentro dos padrões de normalidade, déficit no processamento fonológico e baixo desempenho em algumas habilidades cognitivas são as principais características encontradas nesse transtorno.

Além disso, ela acrescenta que a criança com dislexia é alfabetizada, mas tem peculiaridades devido a sua condição. “Ao ser diagnosticada, não quer dizer que essa criança não vá aprender. A diferença é que ela aprende em um ritmo mais lento e não alcança proficiência na leitura e na escrita.

Na prática, a pessoa tem dificuldades para reconhecer, decodificar e soletrar palavras, além de apresentar muita lentidão na leitura e na escrita. Também se incluem entre sintomas a inversão de letras ou números, problemas de memória e interpretação equivocada de textos.

Segundo o relator do caso, desembargador federal Luís Alberto d'Azevedo Aurvalle, o déficit de atenção e a dislexia não configuram deficiência.

Pessoas com dislexia processam informações em seus cérebros de forma diferente da maioria das pessoas. Eles pensam de uma maneira diferente. A maioria das pessoas pensa principalmente no hemisfério esquerdo do cérebro, enquanto os disléxicos pensam predominantemente no hemisfério direito.

Normalmente, quem realiza o diagnóstico de dislexia é um psicólogo clínico, através de testes, observação da criança e conversa com os pais. Como existem diferentes formas de dislexia, como dificuldade de aprendizagem na leitura, linguagem escrita ou matemática, o psicólogo também diagnostica o tipo específico.

Use a linguagem direta, clara e objetiva quando falar com ele. Muitos disléxicos têm dificuldade para compreender uma linguagem (muito) simbólica, sofisticada e metafórica. Seja simples, utilize frases curtas e concisas ao passar instruções. Fale olhando direto para ele.

A dislexia não piora, mas pode dar a impressão de que está mais grave quando a pessoa está sob pressão ou quando aumenta a demanda pelas habilidades que a dislexia compromete (se o disléxico é pressionado para ler cada vez mais rápido na escola, por exemplo).

Aparentemente o cérebro de crianças com dislexia apresenta um padrão de ativação neural mais difuso, com dificuldade em gerar associação do campo visual da leitura. Pode exigir mais atenção no recrutamento das palavras do que em estágios mais avançados de leitura e tem necessidade de enviar um grande esforço mental.

Então, para auxiliar a aprendizagem dos disléxicos, sugiro os seguintes passos:

  1. Exercícios de Respiração. ...
  2. Organize uma Rotina de Estudos. ...
  3. Utilize Mapas Mentais. ...
  4. Utilize Áudio Books. ...
  5. Estratégias Lúdicas e Multissensoriais. ...
  6. Use o tempo a seu favor: Método Pomodoro. ...
  7. Flashcards.

A Dislexia é considerada um transtorno de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada pela dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Ela compromete a capacidade de aprender a ler e escrever, com correção e fluência, e de compreender um texto.

Os sintomas psicológicos mais frequentes são: agressividade, medo e choro excessivos, pesadelos, ansiedade, insegurança, dificuldade de relacionamento, distúrbios de atenção e concentração, desobediência, irritabilidade, impaciência, mudanças constantes de humor, desânimo, terror noturno, impaciência, dificuldades ...

para que possa se apropriar do conhecimento, se desenvolvendo com dignidade, e adquirir a qualificação adequada. Portanto, não há como discriminar ou excluir os disléxicos com a errônea (e cruel) justificativa de que a dislexia não é uma “deficiência”, até porque de FATO não é.

O Colégio Winnicott está preparado para dar todo o suporte necessário para os alunos com dificuldades de aprendizagem decorrentes de questões específicas do neurodesenvolvimento, buscando a ampliação de potencial de cada aluno para a formação acadêmica e emocional e potencializando as relações sociais.

Sim, pois a Constituição Federal de 1988 (arts. 205, 206, 208 e 208), as Normas Gerais da Educação e a Lei n. 13.146/15 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoal com Deficiência (arts.

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