O que é disidrose emocional?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Disidrose é o estado em que a pele, mais especificamente, as extremidades das mãos e pés, aparentam pequenas bolhas, mediante condições de estresse.

Diagnóstico. O diagnóstico da disidrose é clínico. Não existem exames específicos para disidrose, a não ser exames laboratoriais micológicos para análise de fungos que podem auxiliar o estudo clínico do paciente.

Se você tem disidrose, faça um teste e evite enlatados, ácidos, cozidos em panelas de aço inoxidável, arenque, ostras, aspargos, feijão, cogumelos, cebolas, milho, espinafre, tomate, ervilha, trigo integral, pera, chá, cacau, chocolate, fermento em pó.

O tratamento é feito com cremes específicos que na maioria das vezes contém corticoides, com ou sem antibióticos, usados por tempo limitado, associado a hidratantes, mantidos a longo prazo.

O que é Disidrose? A disidrose é caracterizada pelo surgimento de bolinhas de água que podem surgir nas palmas das mãos, nos dedos e na sola dos pés, causando uma coceira bastante incomoda, principalmente no verão. A coceira provocada pela disidrose difere da coceira comum, porque pode causar um pouquinho de dor.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) garantiu o restabelecimento do auxílio-doença para uma técnica em enfermagem com disidrose severa nas mãos.

A disidrose, também chamada de eczema disidrótico, é uma doença dermatológica caracterizada por lesões em forma de pequenas bolhas com líquido no interior (vesículas), que coçam bastante e costumam se localizar nas mãos e nas plantas dos pés.

E por falar em coisas importantes, vale ressaltar: nunca estoure as bolhas nos pés.

De acordo com o médico, a melhor forma de evitar as crises é por meio do afastamento de possíveis desencadeantes. “Isto é, cessar o tabagismo, ter acompanhamento psicológico nos casos de ansiedade e estresse e diminuir contato com produtos químicos ou utilizar equipamentos de proteção”.

Inicialmente pode ser administrada prednisona oral em dose única, matinal, de 60mg durante três ou quatro dias, fazendo-se a retirada gradual em algumas semanas.

A disidrose é uma doença recorrente e os pacientes costumam sofrer ataques frequentes por muitos anos. A disidrose é uma alteração cutânea que afeta a pele da região dos pés e mãos, onde se desenvolvem pequenas bolhas contendo um líquido incolor. Também conhecida como eczema disidrótico, a doença não é transmissível.

As vesículas podem se agrupar formando bolhas maiores. Quase sempre a disidrose involui em uma a três semanas, mas pode se tornar crônica. A disidrose predomina na faixa entre os 20 e 40 anos de idade e acomete ambos os sexos.

O líquido no interior da vesícula é inflamatório, ou seja, extravasamento resultante de inflamação. O desconforto gerado pelas lesões é extremamente variado, embora a coceira (prurido) seja uma queixa freqüente.

O que evitar à mesa? Passe longe de avelã, amendoim, castanha-do-pará, ervilha, feijão, frutos do mar, nozes, kiwi, leite, lentilha, morango, ovo, soja, trigo e tomate. Geralmente, esses alimentos podem ocasionar alergias.