O que é disidrose é perigoso?

Perguntado por: rtavares5 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

O que é Disidrose? A disidrose é caracterizada pelo surgimento de bolinhas de água que podem surgir nas palmas das mãos, nos dedos e na sola dos pés, causando uma coceira bastante incomoda, principalmente no verão. A coceira provocada pela disidrose difere da coceira comum, porque pode causar um pouquinho de dor.

Causas da disidrose
Não existe uma razão específica para o problema. Contudo, fatores como estresse, sensibilidade ao níquel, alergias e doenças dermatológicas, como a dermatite atópica e psoríase, podem favorecer o surgimento das vesículas.

Causas e tratamento da disidrose
De acordo com Clessya, a disidrose pode ter como causas a dermatite de contato, infecções fúngicas ou farmacodermia. A condição é mais comum nos meses quentes e se associa com frequência à hiperidrose. Fatores emocionais podem agravá-la ou até mesmo desencadeá-la, segundo a SBD.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) garantiu o restabelecimento do auxílio-doença para uma técnica em enfermagem com disidrose severa nas mãos.

Ricos em níquel:
Café; Alimentos enlatados; Alguns tipos de peixe (Por exemplo: atum, salmão e cavala);

Diagnóstico. O diagnóstico da disidrose é clínico. Não existem exames específicos para disidrose, a não ser exames laboratoriais micológicos para análise de fungos que podem auxiliar o estudo clínico do paciente.

A disidrose, também chamada de eczema disidrótico, é uma doença dermatológica caracterizada por lesões em forma de pequenas bolhas com líquido no interior (vesículas), que coçam bastante e costumam se localizar nas mãos e nas plantas dos pés.

Disidrose é o estado em que a pele, mais especificamente, as extremidades das mãos e pés, aparentam pequenas bolhas, mediante condições de estresse.

Geralmente há episódios recidivantes e melhora espontânea em 2-3 semanas. As bolhas duram cerca de 3 semanas e depois costumam desaparecer. O intervalo entre as crises pode variar de semanas a meses. As crises recorrentes podem resultar em espessamento da pele (hiperqueratose).

  • Holistix.
  • Forever Liss.
  • Use Orgânico.
  • Hopper.
  • Philips.

O líquido é uma mistura de água e proteínas, que exsuda do tecido danificado. As bolhas formam-se, mais frequentemente, como resposta a uma lesão específica, como uma queimadura ou uma irritação e, em geral, envolvem apenas a camada superior da pele. Essas bolhas curam-se rapidamente, sem deixar cicatriz.

A disidrose é uma doença recorrente e os pacientes costumam sofrer ataques frequentes por muitos anos. A disidrose é uma alteração cutânea que afeta a pele da região dos pés e mãos, onde se desenvolvem pequenas bolhas contendo um líquido incolor. Também conhecida como eczema disidrótico, a doença não é transmissível.

Na verdade, a disidrose não está relacionada ao suor, como muitos pensam. São lesões que surgem, exclusivamente nas mãos e pés, e possuem um líquido viscoso resultante de processos inflamatórios".

É chamada de alergia emocional quando a reação alérgica tem causa em fatores emocionais que acabam desencadeando manifestações no corpo. Apesar de ser mais comum na pele (alergia dérmica), a alergia emocional pode ser manifestar também como uma alergia respiratória e até mesmo neurológica.

Como tratar a disidrose nos pés
Quer saber o motivo pelo qual não se deve estourar as bolhas de água no pé? Isto é o recomendado porque, ao estourar, geram uma abertura na pele que permite a entrada de bactérias e vírus, aumentando, assim, os riscos de provocar uma infecção.

Como medidas gerais, é recomendável limitar a lavagem das mãos a duas a três vezes ao dia, e de maneira cuidadosa; evidentemente o uso de detergente e sabonetes em contato pode piorar o quadro e deve ser evitado por meio de luvas de vinil, que são melhores que as de látex.