O que é discriminação exemplos?

Perguntado por: ubarreto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Discriminar é o ato de diferenciar, distinguir, separar. Pode ser empregado em sentido negativo, com a conotação de preconceito, como no exemplo a seguir: — Queremos combater todo tipo de violência: contra negro, contra indígena, contra branco.

A Lei 7.716/89 define os crimes resultantes de preconceito, que podem ser cometidos por intolerância racial, étnica, religiosa ou de nacionalidade.

Existem grupos que habitualmente são alvo comum de discriminação, como por exemplo, os povos indígenas, os migrantes, as minorias, as pessoas com deficiência e as mulheres. A discriminação está muitas vezes associada a questões raciais, religiosas, de orientação sexual e de identidade de género.

Etimologicamente, a palavra “discriminação” está associada à ideia de fazer distinção com base em etnia, raça, gênero, idade, nacionalidade, orientação sexual, condição social, religião ou, ainda, em razão de deficiência.

A causa da discriminação reside, muitas vezes, no cru preconceito, isto é, um juízo sedimentado desqualificador de uma pessoa em virtude de uma sua característica, determinada externamente e identificadora de um grupo ou segmento mais amplo de indivíduos (cor, raça, sexo, nacionalidade, riqueza, etc.).

Enquanto o preconceito está na ordem do pensamento, a discriminação está na ordem da ação. Portanto, a discriminação remete a um comportamento que expressa o preconceito.

Pode ocorrer em diversos contextos, porém o contexto mais comum é o social, através da discriminação social, cultural, étnica, política, religiosa, sexual ou etária, que podem, por sua vez, levar à exclusão social e muitos outros .

Associados à discriminação estão processos adicionais de exclusão, invisibilização, marginalização, opressão, segregação e violência, cujas consequências são frequentemente dramáticas nas vidas daqueles/as que os experienciam de forma direta e/ou simbólica.

Segundo o princípio da igualdade, os desiguais devem ser tratados na medida de suas desigualdades a fim de se obter tratamento isonômico e igualdade de fato para todos. Exemplos de discriminação positiva são as cotas raciais para negros e pardos, cotas para indígenas, cotas para deficientes físicos, etc.

A Lei 7.716/89, conhecida com Lei do Racismo, pune todo tipo de discriminação ou preconceito, seja de origem, raça, sexo, cor, idade.

A discriminação e intolerância na escola está relacionada ao preconceito e desenvolve-se a partir do momento em que, após pautar-se em ideias pré-concebidas na mente, acredita-se cegamente que estas definem o outro.

A discriminação indireta é não-intencional. Envolve atividades ou normas que parecem inofensivas, mas produzem uma desigualdade odiosa. São práticas aparentemente neutras, mas que, na verdade, são discriminatórias.

Embora sejam praticadas por 0,3% da população, de acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as religiões de origem africana são as que mais sofrem discriminação.

Para isso, elencamos algumas atitudes que podem contribuir para um ambiente de trabalho livre de preconceitos.

  1. Liberdade de expressão não dá carta branca para o preconceito. As pessoas são livres para emitir opiniões. ...
  2. Seja claro e firme. ...
  3. Aja com rigor e agilidade. ...
  4. Promova a empatia.

3 cisma, desconfiança, hostilidade, implicância, intolerância, preconceito, rejeição.

A discriminação estética ocorre mesmo em casos que a aparência do empregado, seja por suas roupas, tatuagens, piercings não se relacionam, afetam ou influenciam negativamente no seu serviço, porém, mesmo assim há a imposição de regras não fundamentadas nos princípios supracitados, ou seja, exorbitam a competência do ...

5. Violência social. A violência social ocorre devido a utilização da força de um grupo social sobre outro. Discriminação, preconceito, desrespeito às diferenças, intolerância ou submissão de um grupo é entendido como violência social.

É o preconceito contra pessoas em virtude de sua identidade cultural, o que envolve sua nacionalidade, tradições, crenças, costumes, hábitos etc.