O que é dirigir com atenção difusa?

Perguntado por: samorim . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

O condutor deve adotar uma postura de atenção difusa, ou seja, precisa estar atento a tudo que acontece a sua volta, até para que não seja pego de surpresa. Daí a importância de se estar sempre alerta aos retrovisores, à pista, bem como aos outros veículos próximos, sempre antecipando situações de risco.

Fique atento a buracos, curvas, obras, sinais de luz de outros veículos, reconhecendo o perigo. Evite ficar atrás de ônibus e caminhões, pois eles dificultam a visibilidade no trânsito. Se não puder evitar, mantenha maior distância para eventual frenagem.

TIPOS DE ATENÇÃO: A direção defensiva classifica a atenção em três tipos: FIXA, DISPERSA E DIFUSA.

Atenção sustentada/concentrada: designa a capacidade de manter o foco atencional em dado estímulo durante um período de tempo. Atenção alternada: descreve a capacidade de alternar o foco atencional entre dois ou mais estímulos.

Na atenção alternada, espera-se que o indivíduo execute, alternadamente, mais de uma tarefa, enquanto que na atenção dividida avalia-se a capacidade de executar duas tarefas simultaneamente.

Que se espalha em várias direções: 1 alastrado, derramado, difundido, disseminado, divulgado, espalhado, generalizado, irradiado, propagado, propalado. Que é abundante em palavras: 2 difusivo, prolixo, redundante, extenso, loquaz, palavroso, pleonástico, profuso, verboso.

Difusão é um processo físico em que substâncias são transportadas de uma região mais concentrada para outra menos concentrada (a favor do gradiente de concentração) de maneira aleatória e espontânea. Esse processo pode ser observado, por exemplo, ao se colocar um corante em um copo com água.

Para melhorar a atenção dividida é essencial realizar um treinamento constante. CogniFit possui ferramentas de avaliação e reabilitação para potencializar esta e outras funções cognitivas. Esta habilidade deveria ser exercitada cerca de 15 minutos por dia, de 2 a 3 vezes por semana.

Adolescentes com TDAH também podem precisar de treinamento especializado para dirigir ou até mesmo ajuste na medicação. A AAP estimula os pais a conversarem com o médico antes do jovem tirar sua licença para dirigir.

Segundo a psicologia, existem quatro formas básicas de atenção, algumas conscientes, outras voluntárias: seletiva, alternada, sustentada e dividida.

  • Atenção Seletiva. ...
  • Atenção Alternada. ...
  • Atenção Sustentada. ...
  • Atenção Dividida.

O condutor deve adotar uma postura de atenção difusa, ou seja, precisa estar atento a tudo que acontece a sua volta, até para que não seja pego de surpresa. Daí a importância de se estar sempre alerta aos retrovisores, à pista, bem como aos outros veículos próximos, sempre antecipando situações de risco.

A atenção concentrada é caracterizada pela concentração do cérebro em apenas uma atividade, excluindo todos os estímulos ao redor. Essa atenção é usada quando focamos a atenção em um único objeto de trabalho.

A atenção alternada favorece a execução de trabalhos simultâneos e/ou diferenciados em suas naturezas. Por exemplo, ao ler um manual de instruções de um computador e, na sequência, executar os comandos indicados neste documento e, posteriormente, testar cada nova função… isso é atenção alternada.

Consiste em concentrar voluntariamente toda a atenção da mente em um objetivo [2]. A memória nos permite registrar, conservar e evocar experiências, ideias, imagens, eventos, sentimentos, etc. Também representa a capacidade de manter as informações em nossa mente e recordá-la em algum momento futuro [3].

A atenção dirigida é definida como sendo aquela em que o indivíduo necessita exercer um esforço mental para manter-se diante de um estímulo ou situação.

Atenção focada: faz alusão à nossa habilidade para focar a atenção em um estímulo. Atenção constante: a habilidade para se centrar em um estímulo ou atividade durante um período longo de tempo.

A pouca concentração ou a falta de concentração ao conduzir um veículo altera o tempo normal de reação - comportamento que ocasiona riscos no trânsito.