O que é direito Cite 3 exemplos?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. Saúde, educação, moradia, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos. Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

Qualquer pessoa tem direito a vida, liberdade, propriedade e igualdade perante a lei. Outros deveres garantidos a todos os indivíduos estão relacionados à participação no desenvolvimento da sociedade, por exemplo, tendo a possibilidade de votar.

O autor inicia seu trabalho desdobrando a cidadania em três dimensões: direitos civis (direito à liberdade, à propriedade e à igualdade perante a lei); direitos políticos (direito à participação do cidadão no governo da sociedade – voto) e direitos sociais (direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde e à ...

Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, liberdade de opinião e expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre outros. Todos têm direito a estes direitos, sem discriminação.

  • Direito à Vida e Saúde – (arts. 7 a 14) ...
  • Direito à Liberdade, respeito e dignidade – (arts. 15 a 18) ...
  • Direito à convivência familiar e comunitária – (arts. 19 a 52) ...
  • Direito à Educação, cultura, esporte e lazer – (arts. 53 a 59) ...
  • Direito à profissionalização e proteção no trabalho – (arts. 60 a 69)

Já o Direito pessoal é uma relação jurídica em que uma pessoa pode exigir de outra uma prestação (cumprir algo que foi estabelecido entre elas). Sendo assim, no Direito Real a pessoa (sujeito ativo) possui o poder chamado Domínio ao passo que no Direito pessoal o indivíduo detém o poder denominado Prestação.

Os direitos são os benefícios que uma pessoa possui. Nós temos o direito à vida, direito à educação, direito de ser respeitado, etc. Os direitos existem para que cada um de nós tenha uma vida digna e decente. Já os deveres são as obrigações que devemos cumprir para vivermos em sociedade.

O direito contribui para fortalecer o entendimento dos valores morais da sociedade, por que é por meio dele, que esses valores morais são detalhados e positivados. O direito tem influência educativa, moldando as opiniões e as condutas individuais. O direito reconhece, direciona e consolida as mudanças da sociedade.

Os direitos e deveres do cidadão existem para assegurar que todos tenham condições mínimas de vida e dignidade. No Brasil, os direitos e deveres estão definidos na Constituição Federal, que os separa em individuais, sociais e políticos.

Exemplos de deveres: cumprimento das leis, eleição de governantes através do voto obrigatório, serviço militar obrigatório (no caso dos homens)

O conceito refere-se a ter uma certa obrigação. Por exemplo: “Em uma emergência, o dever de um médico é salvar vidas, independentemente de quem é a pessoa ferida”, “O policial não cumpriu seu dever ao ver como uma mulher foi roubada e não ter reagido”, “Cuidar dos filhos é o dever de todos os pais”.

O termo direito provém da palavra latina directum, que significa reto, no sentido retidão, o certo, o correto, o mais adequado. A definição nominal etimológica de Direito é “qualidade daquilo que é regra”. Da antiguidade chega a famosa e sintética definição de Celso: “Direito é a arte do bom e do eqüitativo”.

Exemplos de direito natural

  • Direito à vida.
  • Direito à defesa.
  • Direito à liberdade.

Os direitos sociais visam resguardar direitos mínimos de qualidade de vida dos indivíduos. São direitos sociais: educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados.

Cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais.

Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.