O que é dinâmica demográfica do Brasil?

Perguntado por: icaetano . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Resumo. Nos últimos decênios, a dinâmica demográfica brasileira apresentou importantes mudanças envolvendo suas principais variáveis: fecundidade, natalidade e migrações. A reduçáo da fecundidade e da natalidade trouxe implicações a estrutura etária e ocupacional.

Nos últimos 50 anos houve uma explosão demográfica no território brasileiro, o país teve um aumento de aproximadamente 130 milhões de pessoas. No curto período de 1991 a 2005, a população brasileira teve um crescimento próximo a 38 milhões de indivíduos.

A demografia é, no senso comum, a área de estudos sobre população, e tem como pilares a investigação e cálculo de diversos indicadores, onde se destacam aqueles relacionados à fecundidade, natalidade, mortalidade, migração, saúde, família e mercado de trabalho.

Demografia do Brasil é um domínio de estudos e conhecimentos sobre as características demográficas da população no território brasileiro.

Há duas causas básicas para o crescimento populacional brasileiro: a contribuição da imigração e o crescimento natural ou vegetativo da população.

A dinâmica demográfica possui um papel fundamental na determinação do crescimento econômico de um país.

Os principais dados demográficos do Brasil são levantados e divulgados pelo IBGE. O instituto contabiliza uma população absoluta de 213.317.639 habitantes (2021), os quais se distribuem por uma área de 8.510.345,538 km².

A dinâmica demográfica da maioria dos países da América Latina e do Caribe experimentou mudanças profundas que afetaram o crescimento, a estrutura etária e a distribuição territorial da população e podem ter consequências para a formulação e implementação de políticas públicas, afirma o Primeiro relatório regional ...

Tópicos deste artigo

  • Primeira fase: pré-transição demográfica.
  • Segunda fase: explosão demográfica.
  • Terceira fase: desaceleração do crescimento populacional.
  • Quarta fase: estabilização da população.

Ela é classificada em população absoluta e relativa. As taxas de natalidade e mortalidade são importantes indicadores demográficos que refletem diretamente o crescimento da população. A importância da demografia está, entre outros aspectos, na importância de fornecer subsídios para a construção de políticas públicas.

O Brasil é considerado um dos países de maior diversidade étnica do mundo, sua população apresenta características dos colonizadores europeus (brancos), dos negros (africanos) e dos indígenas (população nativa), além de elementos dos imigrantes asiáticos.

A população brasileira estabelece-se de forma concentrada na Região Sudeste, com 80.364.410 habitantes; o Nordeste abriga 53.081.950 habitantes; e o Sul acolhe cerca de 27,3 milhões. As regiões menos povoadas são: a Região Norte, com 15.864.454, e o Centro-Oeste, com pouco mais de 14 milhões de habitantes.

Dinâmica das populações é a parte da ecologia que estuda as variações de ocorrência de indivíduos da mesma espécie (população) e procura definir a(s) causa(s) dessas variações. Exemplo: com a caça de jacarés, há um aumento da população de piranhas resultando, desta forma, em uma variação de ocorrência.

A demografia é o ramo da geografia que se dedica ao estudo das populações e a relação delas com a sociedade. Por meio dos conceitos demográficos é possível entender a economia, a política, a cultura e até mesmo o desenvolvimento de uma nação.

2) Demografia formal é o estudo de populações humanas em um determinado momento com relação ao tamanho, a distribuição e a estrutura da população. A demografia formal também analisa as mudanças que ocorrem na população ao longo do tempo, principalmente o crescimento populacional.

Isso inclui número de habitantes, comportamentos das pessoas, movimentações – como fluxos migratórios -, aumento ou decréscimo no número de moradores, além de recortes sociais como gênero, faixa etária, raça, etnia e assim por diante.

A dinâmica de populações trata das variações, no tempo e no espaço, das densidades e tamanhos de população. Seu estudo visa à melhor compreensão da variação do número de indivíduos de uma determinada população e também, dos fatores que a influenciam em tais variações.

Região Sudeste

A Região Sudeste é a mais povoada com cerca de 94,63 hab/ km2. Já a Região Norte é a menos povoada com apenas 4,7 hab/ km2. A baixa densidade demográfica da Região Norte é explicada pela sua dimensão territorial.