O que é digoxina para que serve?

Perguntado por: icavalcante . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

A digoxina pertence a um grupo de medicamentos chamados glicosídeos cardíacos. Estes medicamentos aumentam a força de contração do músculo cardíaco, sendo assim usados para tratar certos problemas no coração, como insuficiência cardíaca e irregularidades no ritmo do batimento do coração.

Digoxina é um medicamento utilizado para tratamento da insuficiência cardíaca e ritmos cardíacos irregulares. A insuficiência cardíaca, incluindo insuficiência cardíaca congestiva (ICC), faz com que o coração se torne menos efetivo na circulação sanguínea.

A digoxina pertence a um grupo de medicamentos chamados glicosídeos cardíacos. Esses medicamentos aumentam a força de contração do músculo do coração e por isso são usados para tratar certos problemas, como insuficiência cardíaca e irregularidade do ritmo dos batimentos do coração.

INDICAÇÕES. Digoxina é indicada no tratamento da insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (IC FER), associada ao restante do tratamento padrão, e no tratamento de arritmias supraventriculares, como fibrilação atrial.

Pacientes que estão usando digoxina devem ter cuidado ao dirigir, operar máquinas ou participar de atividades perigosas. Digoxina® pode ser ingerida com a maioria dos alimentos. Entretanto você deve evitar tomá-la com alimentos ricos em fibras, pois eles podem reduzir a quantidade de digoxina absorvida.

Uma variedade de medicamentos utilizados na prática diária pode causar ou exacerbar arritmias cardíacas (1). Dentre eles, estão antimicrobianos, psicotrópicos, anti-histamínicos e outros fármacos de uso frequente, como a domperidona (2).

Após a administração oral, a digoxina é absorvida principalmente no intestino. Pela via oral, o início do efeito ocorre em 0,5-2 horas, alcançando o máximo em 2-6 horas.

Não. Essa interação medicamentosa não é indicada porque a bebida alcoólica aumenta a eliminação do medicamento do corpo. Assim, acarretando na diminuição do efeito. Além disso, pode haver uma sobrecarga do fígado, pois ambos são metabolizados no órgão.

A Hidroclorotiazida é um medicamento diurético, ou seja, que aumenta a eliminação de líquidos do organismo através da urina. Sua ação colabora no tratamento da pressão alta, de inchaços associados a problemas cardíacos e renais, bem como da cirrose hepática.

Medicamentos são substâncias que objetivam curar doenças ou aliviar sintomas. São usados para trazer bem estar, porém, se os devidos cuidados não forem tomados, podem causar problemas.

Furp-Digoxina é um medicamento indicado para o tratamento da insuficiência cardíaca congestiva (um conjunto de sinais e sintomas decorrentes do mau funcionamento do coração, que não é capaz de bombear o sangue e suprir a necessidade de oxigênio e nutrientes do organismo) e de certas arritmias, nome que se dá às ...

Desorientação, vertigem (tontura) e problemas de visão (vista turva ou amarelada); Mudanças da frequência cardíaca ou dos batimentos cardíacos (seu coração pode bater mais devagar ou de forma irregular); Sensação de enjoo, diarreia; Manifestações alérgicas da pele (inclusive vermelhidão e coceira).

A digoxina é obtida a partir das folhas da planta Digitalis lanata, também conhecida como dedaleira-lanosa ou dedaleira grega. Os glicosídeos cardiotônicos possuem em comum um núcleo esteróide contendo uma lactona insaturada na posição C17 e um ou mais resíduos glicosídicos em C3.

A medicação pode ser indicada nas seguintes situações: Insuficiência cardíaca (e seus sintomas associados) Arritmias (como a fibrilação atrial)

A dose inicial recomendada de digoxina é de 0,125-0,25 mg, uma vez ao dia. Pacientes com DRC em estágio avançado podem necessitar de doses menores para alcançar nível terapêutico. Deve-se realizar exame de função renal, potássio, sódio e cálcio sérico antes do início da medicação.

Cardioversão de corrente direta eletiva de paciente que esteja em tratamento com digoxina: deverá suspender a dose 24 horas antes que a cardioversão seja realizada. Em caso de emergência, tais como paradas cardíacas, ao se tentar a cardioversão, deve-se aplicar a carga mínima eficaz.

A FA é uma arritmia cardíaca caracterizada pela completa desorganização da atividade elétrica dos átrios (câmaras superiores do coração) e consequente perda da contração atrial. A FA está associada ao AVC (derrame) em pacientes com fatores de risco (idosos, coração dilatado, pressão alta, diabetes, etc.)

As preparações digitálicas mais frequentemente utilizadas são a digoxina e digitoxina. Ambas poderão fortalecer ligeiramente o coração e reduzir um pouco a pressão arterial. Também poderão reduzir o edema (inchaço causado pela acumulação de líquidos).

Este medicamento é indicado nos casos de:
Hipertensão arterial leve a moderada; Edema (inchaço) devido a distúrbios do coração, do fígado e dos rins; Edema (inchaço) devido a queimaduras.