O que é dificuldade de preensão?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 29 de abril de 2023
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Não ter firmeza suficiente nas mãos para segurar a caneta ou escovar os dentes, se alimentar e se maquiar. Muitas pessoas vivem estas dificuldades todos os dias. A dificuldade de preensão, ou seja, a dificuldade de segurar objetos, pode acontecer com pessoas de qualquer faixa etária.

A preensão manual é um movimento realizado pelas mãos que está presente na nossa vida desde nossa fase como bebê, nessa fase, nós temos um movimento reflexo, também conhecido como reflexo palmar, com certeza você já encostou na mão ou no pé de um bebê e ele fechou seus dedos segurando sua mão, por exemplo.

Você sabe o que é segurar o lápis corretamente? É segurá-lo pela preensão tripoide, que significa dizer segurar apenas com 3 dedos: o polegar, o dedo indicador e o dedo médio no lápis. A maioria das crianças desenvolvem aquela “pega” no lápis que for mais confortável para elas.

Dicas de atividades para estimular a preensão palmar

  1. Peça ajuda para cozinhar. ...
  2. Carregar sacolas de compras. ...
  3. Pulverizador de água. ...
  4. Objetos molhados. ...
  5. Massinha de modelar. ...
  6. Cabo de guerra. ...
  7. Contato com a natureza. ...
  8. Jogos antiestresse.

Brincar com plasticina ou argila
Moldar, manipular ou apertar a plasticina/argila com os dedos e com pinças é uma ótima forma de fortalecer os músculos dos dedos necessários para uma boa preensão do lápis.

Introdução: A redução da força de preensão manual pode afetar a capacidade funcional (atividades básicas e instrumentais de vida diária), acarretar limitações funcionais e afetar a qualidade de vida.

Além de verificar a força da mão e do membro superior, a força de preensão palmar pode ser utilizada como indicador de um estado geral de força, assim, sendo aplicada em testes de aptidão física. Ela também fornece um índice de integridade funcional da extremidade superior8.

A preensão palmar é realizada por todos os dedos. A integridade dos músculos flexores superficiais e profundos dos dedos e dos intrínsecos da mão permitem a realização da flexão potente das falanges do 2º ao 5º dedo. A ação dos músculos da região tênar e do flexor longo do polegar fazem a flexão do 1º dedo.

Se uma criança tem dificuldades com habilidades motoras grossas, ela pode: Estar atrasado em atingir os marcos de desenvolvimento (ou seja, sentar, engatinhar, andar, correr e pular). Mover-se rigidamente e não ter movimento corporal fluido ou parecer desajeitada.

Preensão palmar – É a preensão primitiva, aparece por volta de 1 ano. O material mais adequado para ser utilizado é o giz de cera grosso, pois a criança segura com toda a mão. Preensão digital ou supinada – Aparece entre os 2 e 3 anos. Os dedos seguram o lápis e o ombro começa a ter mais estabilidade.

O teste da Força de Preensão Manual (FPM) é usado para mensurar a força dos músculos da mão e do antebraço, e também avaliar as condições físicas dos membros superiores3. Na prática clínica pode ser utilizada para o controle dos procedimentos da reabilitação, na avaliação e no tratamento musculoesquelético da mão4.

A posição para a avaliação da força de preensão manual que a ASHT recomenda é que o avaliado deva estar confortavelmente sentado, posicionado com o ombro levemente aduzido, o cotovelo fletido a 90°, o antebraço em posição neutra e, por fim, a posição do punho pode variar de 0° a 30° de extensão.

As habilidades de coordenação motora fina se desenvolvem quando as crianças aprendem a usar os músculos das mãos, pulsos e dedos. Atividades como cortar papel com tesouras, fechar botões de roupas, brincar com blocos, pegar objetos com as mãos, comer, escrever e colorir estimulam a coordenação motora fina.

Coordenação motora fina
É a capacidade de usar de forma precisa os pequenos músculos, localizados principalmente nas mãos e nos pés, para movimentos delicados e específicos. É ela que permite manusear objetos e realizar atividades como recortar, costurar, desenhar, pintar e, claro, escrever.

Existem dois tipos básicos de preensão amplamente apre- sentados na literatura: a de força, que consiste na ação de flexão dos dedos sobre a região palmar, e a de precisão, relacionada à aproximação dos dedos polegar e indicador.

Trabalhar a coordenação motora fina significa estimular a criança a começar a aprender a escrever, digitar, pegar objetos com facilidade, desenhar, entre outros. Dentro dessa coordenação, podemos citar o movimento de pinça que consiste em segurar pequenos objetos com a ponta dos dedos.