O que é dificuldade de aceitação?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Quando não aceitamos nos tornamos amargos, revoltados, aprisionados, frustrados, insatisfeitos, cheios de rancor e tristeza, e esses padrões mentais e emocionais criam mais dificuldades, nunca trazem solução. E muitas vezes achamos que os outros ou as coisas são responsáveis pelos acontecimentos.

Na minha visão, precisamos entender e praticar os 3 tipos de aceitação citados:

  • Aceitação da vida.
  • Aceitação de si próprio.
  • Aceitação das pessoas.

A aceitação pessoal é mais que um exercício de autoestima. Embora estejam interligados — já que a autoaceitação conduz à melhora da autoestima — o processo de aceitação de si nem sempre equivale a amar cada parte sua.

Psicólogos explicam que muitas questões emocionais estão entrelaçadas à maneira como nós nos enxergamos, o que pode dificultar ou facilitar o processo de se aceitar como é. Infelizmente, na maioria das vezes, essas questões o tornam complicado, mas não impossível.

Abaixo, confira alguns exercícios para tornar a sua jornada de autoaceitação menos penosa.

  1. Refletir sobre a sua dificuldade para se aceitar. ...
  2. Identificar os seus traços de personalidade. ...
  3. Elevar a sua autoestima. ...
  4. Não ligar para o que os outros pensam. ...
  5. Desenvolva a inteligência emocional. ...
  6. Fazer terapia.

A aceitação é o processo oposto da evitação e desejável. Dá-se por maior disponibilidade para entrar em contato com eventos internos do modo como aparecem, sem tentar suprimi-los ou se esquivar. A experiência de desconforto pode adquirir novas funções, a partir da busca de alívio com frequência.

  1. Como melhorar.
  2. Entenda que nem tudo é como você quer.
  3. Liste aquilo que você não aceita.
  4. Busque soluções.
  5. Parta para a ação.
  6. Invista em sua autoestima.
  7. Procure o lado bom da situação.
  8. Compartilhe com alguém.

A aceitação emocional promove a atenção plena, ou a capacidade de ver a emoção pelo que ela é, sem julgá-la ou tentar se livrar dela. O exercício é adaptado de um livro de exercícios desenvolvido pelo Dr. Steven Hayes, da Universidade de Nevada em Reno, chamado “ Saia da sua mente e entre na sua vida ”.

A palavra aceitar[2] significa estar de acordo ou admitir a contragosto ou aceitar contra a vontade. Já a palavra respeitar[3] significa levar em consideração a opinião dos outros, ou seja, reconhecer o direito de escolha do seu semelhante.

A aceitação permite que, olhemos de frente as nossas fraquezas. Diminuímos as cobranças de sermos fortes ou fracos e não nos importamos em como as pessoas nos veem. Com isso, a vida fica leve, pois devemos ser quem somos, nada mais. Não precisamos ser quem não queremos, apenas para agradar alguém.

Aceitar a si mesmo não é uma tarefa fácil, pois existem diversos componentes interligados, desde enfrentar o medo e sair da zona de conforto, até ter coragem para ver aquilo que não gostaria de ver. No entanto, entrar nessa jornada é de extrema relevância para o seu bem-estar físico, emocional, mental e espiritual.

A falta de autoestima pode ser provocada por fatores internos e externos: excesso de críticas durante a infância ou adolescência. rejeição e falta de carinho. falta de reconhecimento de suas habilidades.

  1. Como melhorar.
  2. Entenda que nem tudo é como você quer. Frustrações acontecem com todas as pessoas. ...
  3. Liste aquilo que você não aceita. ...
  4. Busque soluções. ...
  5. Parta para a ação. ...
  6. Invista em sua autoestima. ...
  7. Procure o lado bom da situação. ...
  8. Compartilhe com alguém.

A pessoa egocêntrica parece ser uma pessoa exuberante, ambiciosa e confiante. Do jeito que fala e age, não passa outra imagem além dessa. Quem está ao seu lado se encanta com o seu jeito de ser e admira a sua demonstração de autoestima.