O que é diferença de prestação no boleto da Caixa?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

O que é diferença de prestação no boleto da Caixa? Esclarecemos que o campo Diferença Prestação emitida consta o valor acumulado de diferenças nos encargos mensais apuradas no contrato.

Você pode reduzir o prazo ou o valor da prestação, utilizar o saldo do FGTS no seu financiamento, negociar dívidas e muito mais.

Isso acontece porque os valores das parcelas de financiamento são corrigidas mensalmente de acordo com índices relacionados à inflação e consumo. Os índices utilizados para a correção monetária podem variar, inclusive, de acordo com o tipo de compra de imóvel que você está realizando.

Esclarecemos que, as diferenças de parcelas são geradas quando ocorre pagamentos a menores ou a maiores, reajustes na cota ou diferenças pagas por lance.

Pelo SAC, as parcelas iniciais costumam ser mais altas, porque ela tem um sistema mais agressivo de amortização, que corta mais rapidamente o saldo devedor. A amortização é constante - em cada prestação um valor idêntico (dentro da parcela) é destinado para reduzir o valor da dívida.

Rubens Antony. De acordo com a legislação, depois de três parcelas em atraso no financiamento imobiliário, a instituição financeira poderá tomar o imóvel. Portanto, o máximo de atraso que pode acontecer representa o não pagamento de três parcelas.

O máximo de atraso que pode acontecer representa o não pagamento de três parcelas. A partir disso, a pessoa deve receber uma notificação extrajudicial para que quite toda a dívida ou faça uma negociação com o seu banco em até 15 dias.

Vá a sua financiadora de confiança e peça para conversar com o seu gerente, em alguns bancos você consegue fazer a amortização da dívida virtualmente, pelo próprio aplicativo do banco no celular! Através do App você consegue gerar um boleto bancário e pagá-lo.

Geralmente, especialistas orientam que a melhor opção é diminuir o prazo do financiamento imobiliário. Porque os juros são cobrados sempre sobre o saldo devedor, portanto quanto mais tempo pagando pelo financiamento, maior será o valor total.

Na prática, não há uma modalidade melhor do que a outra. A escolha deve levar em consideração se o comprador deseja pagar parcelas menores ou se ele prefere quitar o quanto antes o seu financiamento.

Amortização do juros pode ser feita por redução de valor ou tempo. Entre as opções disponíveis para reduzir o valor das parcelas mensais está a amortização do juros que pode ser feita de duas maneiras. A primeira delas é reduzindo o tempo do financiamento ou até mesmo o preço das parcelas restantes.

Lembrando que é possível atrasar até duas parcelas sem que haja problemas. O contrato segue normalmente, caso seja feito o pagamento delas antes de vencer a terceira prestação. Nessa situação, o credor cobrará taxas e multas dessas duas prestações.

Consulte o Demonstrativo de Valores do seu crédito Habitacional pelo canais:

  1. APP Habitação CAIXA.
  2. App CAIXA e Internet Banking CAIXA.
  3. Site da CAIXA - Habitação Digital.

Quem pagar todas as parcelas fica livre de débitos para com o grupo de consórcio no futuro.

O resultado de uma adição entre dois ou mais números é conhecido como soma, e os números a serem somados são conhecidos como parcelas.

A(s) parcela(s) que não constam no seu extrato (numeração pulada) correspondem às parcelas não geradas pelo sistema em razão do rompimento do parcelamento.

Amortizar um financiamento nada mais é do que reduzir uma dívida por meio de pagamentos que diminuam o valor total da transação. A amortização funciona como uma espécie de adiantamento, mas que possibilita a redução tanto dos juros quanto do tempo que levaria para quitar o valor devido.

Porém, na primeira parcela, desse valor, quase 60% serão juros, enquanto cerca de 40% se referem à amortização do valor original financiado (R$50.000,00). Na última parcela, do valor total dela, menos de 2% corresponderão aos juros, enquanto os outros 98% amortizam a dívida original.