O que é dieta líquida pastosa?

Perguntado por: lsiqueira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Dieta pastosa possui uma textura homogênea, sem apresentar alimentos semi-sólidos, tornando um alimento de fácil deglutição, sem necessitar de grande esforço no processo de mastigação e deglutição dos alimentos.

Quais alimentos são permitidos na dieta pastosa?

  • Batatas.
  • Arroz.
  • Aveia.

Dieta Pastosa
Esta fase da dieta tem uma duração maior que a anterior e é recomendado que dure pelo período de 20 a 30 dias.

Durante a dieta líquida, deve-se optar por alimentos líquidos como mingau, suco de fruta coado, sopa, chá, queijo cremoso e carne liquidificada. Como a dieta líquida pode ser muito restrita, o uso de suplementos alimentares também pode ser necessário durante essa dieta.

Dieta pastosa
Os pacientes que estão no pós-operatório podem consumir purês, papa de arroz, polenta, caldo de feijão, carnes magras desfiadas, ovo mole, mexido ou em forma de omelete, e legumes esmagados, como abóbora, chuchu e beterraba.

ALIMENTOS A SEREM EVITADOS:
Leite e derivados. Ovos, carnes, aves, peixes em geral.

Segunda fase: pastosa
Os alimentos permitidos na dieta pastosa incluem cremes, purês de frutas, sopa de legumes e cereais com carne, peixe bem cozido e desfiado, ovo pochê, feijão liquidificado ou caldo de feijão, mingau, leite, café, arroz bem cozido, macarrão, carnes moídas ou desfiadas, iogurte, entre outros.

Dieta branda – é indicada para pessoas que precisam que a comida seja mais fácil de mastigar, engolir e digerir. Esse tipo de dieta, por exemplo, pode incluir: frutas macias, arroz, feijão, carne, legumes cozidos e gelatina. Dieta pastosa – é indicada para pacientes com dificuldade de mastigação.

A dieta pastosa deve ser iniciada cerca de 21 dias após a cirurgia e nessa fase a pessoa pode comer alimentos triturados ou em purê.

Passadas de duas a três primeiras semanas após a realização da cirurgia bariátrica, o paciente pode iniciar a dieta pastosa. A escolha de cada alimento e o tempo para ingestão devem ser acompanhados pelo médico de forma cuidadosa para evitar desconforto digestivo como dor, náuseas e vômitos.

A cicatrização ocorre no primeiro mês, atingindo sua melhor resistência após cerca de 4 semanas, daí a importância da dieta líquida indicada neste período.

A dieta líquida deve ser iniciada 24 horas após o procedimento e mantida por até 15 dias. Nesse período, o paciente precisará reduzir consideravelmente o volume de alimentos ingeridos e apenas em forma líquida.

O cardápio restrito pode causar perda de massa muscular e hipoglicemia. Então, para que o organismo não fique lento ou para que não ocorra uma carência nutricional. Ou seja, o indicado é que a dieta aconteça por no máximo cinco dias.

ALIMENTOS A SEREM EVITADOS: > Pães duros ou com sementes, biscoitos amanteigados, pastelarias. > Arroz cozido normal, cereais secos contendo passas, nozes e outras frutas ou sementes.

A dieta pastosa favorece a ingestão alimentar em momentos em que as fases mecânicas do processo digestório estão comprometidas, como dificuldade de mastigação ou deglutição, pós-operatórios de cirurgias de face, laringe, esôfago e estomago e outros.