O que é diesel S-500?

Perguntado por: icarvalho2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

O óleo Diesel S500 é um combustível mais simples que o S10, possui uma coloração avermelhada e nenhuma adição de aditivo em sua composição original. Seu nome “s500” diz respeito à quantidade de partículas de enxofre emitidas por milhão desse combustível.

Portanto se você possui um veículo, seja caminhão ou ônibus, não há problema em abastecer com diesel S500. Mas lembre-se. Isso só poderá ser feito se ele for mais velho que 2012.

A diferença entre suas denominações significa a quantidade de enxofre por milhão, presentes nas composições. Enquanto o diesel comum (S500) apresenta 500 partes de enxofre por milhão, o diesel S10 conta com 10 partes da mesma substância.

O ácido sulfúrico poderá corroer os componentes internos do motor, por isso a mistura do S500 com o S10 não é recomendada. Além de todos os danos ao motor, a quantidade de enxofre do diesel S500 é bem grande, então o seu impacto ambiental é muito maior.

Enquanto o Diesel S-500/1800 tem cetano de 42, o Diesel S-50 apresenta 46 e o S-10 tem cetano de 48. Isso melhora a qualidade da ignição, principalmente a partida a frio e o desempenho do veículo.

O Diesel S50 é o óleo diesel de baixo teor de enxofre que deverá abastecer os veículos preparados para atender à norma PROCONVE P7.

Por possuir menos partículas de enxofre, o S10 é menos poluente que o S50, além de contribuir com o aumento da durabilidade do motor dos ônibus e caminhões. Além disso, o S10 emite menos MP que, em contato com o calor do sistema e a umidade, aumenta o risco de corrosão de peças e do motor.

Conforme o artigo 54 da lei 9605/98, utilizar o diesel S500 em veículos fabricados a partir de 2012 é considerado crime ambiental com pena de 1 a 4 anos de reclusão, podendo o condutor do veículo ser levado a delegacia por autuação em flagrante.

O diesel não queima, pois só funciona em outro sistema de compressão. O pistão sofre contragolpes, pode haver quebra de biela e até mesmo um comprometimento geral do sistema.

4 meses

Já o S500 pode durar cerca de 4 meses. Isso demonstra a importância de sempre girar os estoques de diesel para que não acumulem-se impurezas no tanque, danificando assim, o motor e seus componentes.

O Diesel comum, S500 possui um número de cetano igual a 42. Já o S10 tem cetano igual a 48. Quanto maior a quantidade desse componente, melhor o funcionamento da ignição e da combustão. Assim, o S10 oferece um desempenho melhor.

O diesel verde também é feito de matéria-prima renovável, como o biodiesel, mas por meio de outro processo químico que requer o uso de insumos fósseis.

Vantagens do biodiesel frente ao diesel:
->O biodiesel não é tóxico, além de ser biodegradável, diferentemente do diesel fóssil, altamente poluente ao meio ambiente; ->A queima do biodiesel é limpa, o que reduz a emissão de CO2 na atmosfera terrestre, enquanto o diesel lança ao ar gases poluentes.

O Óleo Diesel S500 possui uma taxa de Cetano menor que a do Óleo Diesel S10. Sendo assim, a utilização do s500 no lugar do s10 em motores mais novos pode causar danos à tecnologia do motor, além de dificultar seu funcionamento momentâneo.