O que é diérese e exérese?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Diérese: é a separação dos planos anatômicos ou tecidos para possibilitar a abordagem de um órgão ou região. Hemostasia: processo pelo qual se previne, detém ou impede o sangramento. Exérese: procedimento cirúrgico, em que ocorre remoção cirúrgica de um tecido ou órgão com mau funcionamento ou doente.

Possuem 4 tempos:

  • A Diérese;
  • A Hemostasia;
  • A Exérese;
  • E a Síntese.

Imediata (coaptação ou união das bordas da incisão é feita imediatamente após o término da cirurgia). Mediata (aproximação dos tecidos e das bordas é feita após algum tempo da lesão). Completa (coaptação, aproximação e união dos tecidos é feita em toda a dimensão/extensão da incisão cirúrgica).

Exérese é um procedimento cirúrgico de remoção de uma lesão por meio do corte da pele ao redor desta lesão, permitindo sua retirada. É usada tanto para remoção de lesões benignas quanto malignas.

Diérese é pronunciar um ditongo como se fosse um hiato. Para dar um exemplo: a palavra "saudoso" (cuja pronúncia regular é sau-do-so), quando pronunciada como sa-u-do-so, forma uma diérese. O fenômeno oposto à diérese é uma sinérese.

Biópsia incisional: remove apenas um fragmento do tumor. Biópsia excisional: remove todo o tumor. Opção mais comum para as lesões suspeitas de melanoma.

O que é? Consiste na exérese cirúrgica de pequenas lesões de pele e seus anexos, como nevus, cisto sebáceo, incluindo a retirada de cápsula e lipomas, com uso de dreno ou não. Inclui a sutura indicada sendo realizadas em ambulatório.

A diérese é o ato de separar os tecidos com fins operatórios. Existem dois tipos de diérese: Incisão: ato de separar os tecidos com corte, e divulsão: ato de separar os tecidos sem corte. Consiste na primeira etapa da cirurgia, sendo seguida pela hemostasia e síntese.

[ Medicina ] Raspagem dos pêlos ou cabelos de uma zona do corpo, geralmente antes de uma cirurgia ou intervenção semelhante (ex.: tricotomia perineal).

Exérese de nevos e cistos

  • Crioterapia. Procedimento em que as lesões superficiais da pele são congeladas com nitrogênio líquido a uma temperatura de -196 °C.
  • Eletrocoagulação e Curetagem. ...
  • Biópsia. ...
  • Infiltração intra-lesional.

Terminologias diversas:

  • Enxerto – Transplante de órgãos ou tecidos.
  • Amputação – Operação para eliminar membro ou segmento de corpo necrosado.
  • Anastomose – Formação de comunicação entre órgãos ou entre vasos.
  • Artrodese – Fixação cirúrgica de articulação para fundir as superfícies.

De acordo com a maioria dos manuais de boas práticas hospitalares, os tempos cirúrgicos são divididos em quatro: diérese, hemostasia, auxílio e síntese.

Muito se questiona sobre a Terminologia Cirúrgica, que em resumo é o nome técnico que se dá para uma cirurgia. Os principais objetivos da terminologia cirúrgica são fornecer por meio da forma verbal ou escrita uma definição (padrão) do termo cirúrgico ou descrever o tipo de cirurgia.

O dermatologista medirá o tecido afetado junto a uma margem de segurança para retirada da lesão, na sequencia higieniza-se o local e aplica-se uma injeção com anestesia e vaso constritor. A partir disso a lesão é retirada, sendo o material enviado para análise.