O que é didática na educação?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Didática consiste na análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. A didática faz parte da ciência pedagógica, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino.

A Didática é de suma importância para a formação do professor, pois deve proporcionar o desenvolvimento de sua capacidade crítica e reflexiva, possibilitando que o professor faça uma análise de forma clara sobre a realidade do ensino, proporcionando situações em que o aluno construa seu próprio saber.

A Didática Freiriana é uma provocação epistêmico-metodológica para que os educadores assumam uma postura pedagógica libertadora e dinamizadora dos ambientes educativos, tomando essa metodologia como referência para sua práxis.

Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.

O foco da Didática incide no estudo do conhecimento, dos processos de ensino e aprendizagem, na investigação de possibilidades, de estruturação e funcionamento das diferentes dimensões dos conhecimentos, com objetivo de criar probabilidades de ensinar e aprender.

A didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.

No caso da Pedagogia, é a ciência que tem como função o estudo da educação. Já a Didática, consiste na técnica de ensinar, trata-se de um ramo da pedagogia que tem como foco os métodos e técnicas de ensino que são utilizados para concretizar as diretrizes da teoria pedagógica.

A importância do processo didático-pedagógico está no fato de usar métodos e técnicas para mediar ações e estratégias diversificadas com o objetivo de melhorar o aprendizado, construir conhecimento e formar o aluno.

A didática é uma ferramenta essencial quando se trata do processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar. Ela busca ajudar o professor no planejamento e desenvolvimento das suas au- las, tornando o trabalho do professor prático e qualitativo, quando utilizada de maneira eficiente nesse processo.

Tipos de Didática Existentes
Didática Geral: trata dos princípios, métodos e estratégias de ensino que podem ser aplicados a qualquer área do conhecimento. Didática Especial: é voltada para o ensino em áreas específicas do conhecimento, como a Didática da Matemática, Didática da Língua Portuguesa, entre outras.

A Didática seria tanto o ato de ensinar como a arte de ensinar. E ensinar aquilo que a natureza social indicava com relação à instrução, à moral e à religião. Estes três aspectos seriam trabalhados de forma integrada, uma vez que, através da instrução, o homem conseguiria enxergar sua vida além das limitações do tempo.

DIDÁTICA. Objetivo é o que se espera que a turma aprenda em determinadas condições de ensino. É ele que orienta quais conteúdos devem ser trabalhados e quais encaminhamentos didáticos são necessários para que isso ocorra.

Jan Amos Komenský

O artigo fará uma exposição dos ideais educacionais de Jan Amos Komenský, teólogo, filósofo e educador, que viveu no século XVII, e que se tornou conhecido como o “Pai da Didática Moderna”, através de sua grande obra “Didática Magna”.

À disciplina de Metodologia, por abordar diferentes metodologias de ensino associadas as tendências metodológicas em Matemática. Enquanto à Didática, atribuem importância ao como o professor deve agir em sala de aula, a sua prática atrelada as técnicas de ensinar.

excesso de trabalho burocrático, e problemas com necessidade de soluções imediatistas, ficando escasso o tempo para orientação do trabalho pedagógico junto ao professor; dificuldade em colocar em prática a proposta do PPP, no que diz respeito à reflexão-ação-reflexão, desenvolvido pela escola e concretizado em sala de ...

Sob esses fundamentos, a Didática assume centralidade na pesquisa por ser seu objeto de estudo o processo de ensino-aprendizagem, investigado e desenvolvido a partir da sua unidade dialética e complexa, preocupando-se com as condições, fundamentos e modos em que o mesmo se organiza.

As estratégias didáticas podem ser definidas como a arte de aplicar ou explorar os meios e condições favoráveis e disponíveis, visando atingir objetivos específicos. O trabalho docente não trata apenas de um conteúdo, mas de um processo que envolve um conjunto de pessoas na construção de saberes.

A DISCIPLINA DA DIDÁTICA
Considerada a “arte de ensinar”, é imprescindível no processo pedagógico com tendências distintas na visão do homem e do mundo, flexibilizando, sempre, o papel do professor, do aluno, as metodologias, as avaliações e a forma de ensinar.

A didática é uma disciplina que estuda o processo de ensino no qual os objetivos, os conteúdos, os métodos e as formas de organização da aula se combinam entre si. Essa combinação cria as condições e os modos de garantir aos alunos uma aprendizagem significativa.