O que é Diblastico e Triblastico?

Perguntado por: oaragao . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Os animais que possuem dois folhetos germinativos (ectoderme e endoderme) são chamados de diblásticos, é o caso dos cnidários. Já os animais que possuem três folhetos (ectoderme, endoderme e mesoderme) são chamados de triblásticos, é o caso dos cordados.

Os triblásticos, por sua vez, têm os três folhetos embrionários na sua composição: ectoderma, endoderma e mesoderma. São exemplos: os anelídeos (minhocas, sanguessugas) e os platelmintos (solitárias e tênias). Os animais triblásticos podem ser celomados, acelomados ou pseudocelomados.

Diblásticos: são animais que apresentam dois folhetos embrionários: a ectoderme, (externo) e a endoderme, (interno). Triblásticos: são animais que apresentam três folhetos embrionários: endoderme, mesoderme e ectoderme. Celomados: são os animais que apresentam a cavidade geral do corpo demilitada pela mesoderme.

Os animais que possuem dois folhetos germinativos (ectoderme e endoderme) são chamados de diblásticos, é o caso dos cnidários. Já os animais que possuem três folhetos (ectoderme, endoderme e mesoderme) são chamados de triblásticos, é o caso dos cordados.

Os animais cujos embriões possuem apenas dois folhetos embrionários são chamados de diblásticos. Como exemplo de animais diblásticos temos o Filo dos Cnidários, onde estão classificadas as águas-vivas, as anêmonas e os corais.

Animais triblásticos podem ser classificados em acelomados (o mesoderma ocupa todo o espaço interno do corpo animal; ex.: planárias e tênia – Platelmintos), pseudocelomados ou blastocelomados (ocorre presença de celoma entre o endoderma e o mesoderma; ex.: lombriga – Nematelmintos) ou celomados ou eucelomados, com ...

Pois bem, os equinodermos são triblásticos (isto é, têm três folhetos embrionários; ectoderme, mesoderme e endoderme), celomados (apresentam tecido de preenchimento - celoma), deuterostômios (o primeiro orifício a ser formado é o ânus, fator que indica serem mais evoluídos que seus antecessores) e apresentam simetria ...

São os chamados triblásticos (ou triploblásticos), como, por exemplo, os vermes, os moluscos, os artrópodes, os equinodermos e os cordados.

As camadas são chamadas de folhetos embrionários germinativos. A ectoderme é a camada mais externa, a endoderme é a mais interna, e a mesoderme é a intermediária entre elas.

Os folhetos embrionários, também conhecidos como germinativos, são a formação do primeiro tecido de um embrião. Eles são compostos por camadas de células-tronco pluricelulares e sua função é gerar os tecidos verdadeiros e os órgãos.

Os platelmintos são os primeiros organismos triblásticos a se estabelecerem no planeta, possuindo, assim, três folhetos embrionários (endoderma, mesoderma e ectoderma), que darão origem aos demais tecidos e órgãos do corpo.

O celoma pode ser definido como uma cavidade corporal preenchida por fluido que possui como revestimento a mesoderme, um dos folhetos germinativos.

Resumindo:

  • Celoma: cavidade corporal completamente revestida por mesoderme.
  • Aceloma: não existe celoma, ou seja, a cavidade corporal não é revestida por mesoderme.
  • Pseudoceloma: uma parte da cavidade corporal é revestida por mesoderme e outra parte é revestida por endoderme.

Resposta verificada por especialistas
Os animais diblásticos são aqueles que possuem dois folhetos embrionários: um externo (a ectoderme) e um interno (a endoderme). Já os animais triblásticos são aqueles que possuem três folhetos embrionários: endoderme, ectoderme e, ainda, mesoderme.

Os anelídeos são animais triblásticos (possuem três folhetos embrionários: endoderme, mesoderme e ectoderme), celomados (possuem uma cavidade corporal revestida por tecido derivado da mesoderme chamada de celoma) e protostômios (o blastóporo origina a boca).

Os nematódeos são seres: Triblásticos: possuem três folhetos germinativos (ectoderme, endoderme e mesoderme). Pseudocelomados: possuem uma cavidade corporal, entretanto essa cavidade é delimitada em parte pela mesoderme, em parte pela endoderme.

Os anelídeos são animais triblásticos, celomados, protostômios e sua principal característica é a metameria. Nos oligoquetas, como as minhocas, apresentam respiração cutânea, mas alguns poliquetos utilizam partes altamente vascularizadas dos parapódios como brânquias.

Na penúltima semana de Pantanal, Juma conta a Filó que o Velho do Rio (Osmar Prado) afirmou que Tadeu (José Loreto) não é seu neto biológico. A conclusão da entidade é de que o rapaz não é filho de José Leôncio (Marcos Palmeira), ao contrário do que a mãe do peão contou quando o casal ainda era jovem.

Existem oito filos de animais invertebrados, são eles: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, equinodermos e artrópodes.

Caracóis, caramujos, ostras, lesmas, polvos. Todos esses animais pertencem ao filo Mollusca.

Os animais protostomados apresentam uma boca originada a partir do blastóporo. Nos deuterostomados, o ânus origina-se do blastóporo, e a boca origina-se de uma segunda abertura. O processo de desenvolvimento embrionário é caracterizado por diversas fases, que variam entre os grupos.

Continuar lendo