O que é diástase e como evitar?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

A diástase abdominal é uma condição em que há um afastamento maior entre esses músculos abdominais, e também do tecido conjuntivo, que pode chegar a até 10 cm de separação. A condição geralmente está associada primeiro a uma fragilidade da parede abdominal.

O que causa diástase? Este afastamento é causado pelo excesso da pressão intra-abdominal, por ganho excessivo de peso ou gestação. Neste caso, é normal que durante a gravidez os músculos abdominais se afastem para comportar o bebê.

Quando a diástase do músculo da barriga é total, o paciente percebe uma flacidez excessiva na parte baixa da região abdominal. Além de acometer gestantes, a diástase com ruptura total também está associada ao sobrepeso e à obesidade. Isso porque o ganho de peso gera um alongamento intenso da musculatura abdominal.

2 - E quanto tempo leva a diástase abdominal a fechar espontaneamente após o parto? Deverá fechar de forma espontânea no máximo até 8 semanas depois do parto.

Qual médico faz cirurgia de diástase? Cirurgiões gerais, cirurgiões plásticos e cirurgiões do aparelho digestivo são os médicos que fazem a cirurgia de diástase.

Um dos melhores tratamentos para a diástase, pós-parto ou não, é a prática de exercícios físicos. Eles são focados na região abdominal e ajudam no fortalecimento dos músculos que se “afastaram”, permitindo que eles voltem a ficar juntinhos.

Outras atividades físicas para a diástase abdominal

  • Pilates: O pilates é uma ótima maneira de fortalecer a musculatura das partes inferiores e centrais do corpo.
  • Caminhada: A caminhada traz diversos benefícios para a nossa saúde, especialmente para mulheres grávidas que levam um estilo de vida sedentário.

Apesar de apenas 5% das gestantes apresentarem essa condição durante a gravidez ou após o parto, ela ainda é mais comum nas mulheres grávidas, principalmente as que apresentam também sobrepeso, do que em mulheres não-gestantes ou homens, pois as alterações hormonais também contribuem para seu surgimento.

É possível desconfiar de que se está com o problema ao sentir a região abaixo do umbigo muito mole e flácida ou observar uma protuberância no abdômen ao levar algum peso, agachar ou tossir, por exemplo. Existe um teste para verificar a existência da diástase.

Esse problema pode levar a dor abdominal, lombar, perda urinária e até o rebaixamento de órgãos como bexiga e útero. É comum que a diástase seja ainda mais frequente em mulheres que já tenham dado à luz a um bebê antes, estejam com peso acima da média ou seja o caso de uma gestação de gêmeos.

Quem tem diástase não pode fazer todo e qualquer treino. Por isso, entre as adaptações, os exercícios não podem forçar a musculatura infra-abdominal, e a elevação pélvica (importante para o assoalho pélvico) precisa ser feita sem carga em cima da pelve.

O valor de uma abdominoplastia é a partir de R$13.041,00 (Junho/2023). Mas esse preço é somente uma média base do que é praticado nas principais clínicas, já que é necessário passar em consulta para descobrir o quanto custa uma cirurgia de abdominoplastia. Essa é uma média do custo.

A cirurgia de diástase é indicada quando exercícios específicos e dieta não forem suficientes para resolver o problema de afastamento dos músculos. Em alguns casos, a diástase pode trazer dores nas costas, pois a musculatura está enfraquecida e não dá suporte à coluna.

O que só é coberto pelos seguintes: Planos do tipo hospitalar com obstetrícia; Planos do tipo hospitalar sem obstetrícia; Plano de referência.

Durante a gestação, a barriga permanece volumosa devido ao crescimento do útero e seu conteúdo. Imediatamente após o parto, o útero diminui consideravelmente, uma vez que ocorre a saída do bebê, da placenta e do líquido amniótico. Tudo é rapidamente ocupado por alças intestinais.

Caminhada
Além de manter um ritmo mais saudável de vida, as caminhadas são ótimas para combater a diástase, assim como muitos outros malefícios. Programe-se para dedicar-se ao menos 30 minutos, três vezes por semana, e saia do grupo daqueles que não praticam absolutamente nada!

Até que a diástase seja curada, pode ser preciso tomar alguns cuidados, como evitar levantar peso, evitar apoiar o bebê em um dos quadris para não causar dor e evitar a prática de exercícios que possam ser doloridos ou machucar.

Os tratamentos para corrigir a diástase abdominal, e voltar a ter uma barriga durinha novamente são: exercícios, fisioterapia ou a cirurgia, principalmente quando o afastamento é maior que 5 cm e os exercícios não foram eficazes para corrigir a situação.

O diagnóstico da diástase é realizado pelo cirurgião através do exame físico do paciente ou com a realização de exames como ultrassom de parede abdominal, que irá mensurar o quanto de abertura a musculatura possui.

Atualmente, o que se sabe é que uma diástase maior que 2,5cm pode interferir na capacidade da musculatura abdominal de estabilizar o tronco. Ademais também interfere em funções como postura, controle lombo-pélvico, defecação, parto, contenção vesical.

Após ter filhos, a mulher pode sofrer com diástase abdominal. E, dependendo da intensidade da diástase, a cirurgia de abdômen pode ganhar status de reparadora. E, com isso, a paciente tem a possibilidade de conseguir o encaminhamento para se consultar com o cirurgião plástico pelo SUS.