O que é diaconisa na Igreja evangélica?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

[ Religião ] Mulher que não recebe ordens, mas desempenha funções em algumas igrejas protestantes.

O diaconato é uma das funções eclesiásticas mais prestigiadas e difundida nas igrejas evangélicas, seja qual for à linha teológica ou a forma de liturgia adotadas. A nomenclatura varia – em algumas denominações eles são chamados de obreiros ou oficiais — assim como as atribuições e dimensões de poder.

Alguns requisitos básicos para iniciar este proceso são:

  1. ter um diploma do ensino médio ou GED.
  2. ser um membro Metodista Unido por pelo menos um ano.
  3. ser batizado.

SER HONESTO (honrado), casto, que quer dizer que observa a castidade, reto no proceder. NÃO DE LÍNGUA DOBRE, isto é, não ser fingido, não ser traiçoeiro, que ilude as duas partes. NÃO DADO A MUITO VINHO. O vinho é bebida alcoólica Pv.

Diácono significa “servo”. Uma mulher chamada Febe era diaconisa (traduzido como “serva”) de uma igreja – Romanos 16:1. Dependendo da tradução, “mulheres” em 1 Timóteo 3:11 poderá significar “diaconisas” ou “esposas dos diáconos”.

13 Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si um lugar honroso e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

Febe era uma cristã, descrita na Epístola aos Romanos como "estando a serviço" da Igreja em Cencreia. Dependendo da versão, ela aparece como uma "serva", que se utiliza de uma versão geral ao invés de uma mais específica do original grego. Outros já traduzem o termo como "diaconisa".

[ Religião ] Clérigo que tem a primeira das ordens sacras, inferior a sacerdote, e que desempenha funções como pregar, baptizar ou dar a comunhão.

Quem pode se candidatar ao diaconato permanente? O Diretório Diocesano do Diaconato Permanente solicita ao candidato o mínimo de cinco anos de vida matrimonial e 35 anos de idade. No entanto, solteiros também podem ser diáconos permanentes.

O papel do diácono nas igrejas católicas contemporâneas passa desde o trabalho administrativo nas arquidioceses, até funções de porteiro e vigia durante os cultos e missas. Além disso, sob a observação de um sacerdote, o diácono também pode realizar algumas cerimônias religiosas, como batismos e abençoar casamentos.

Seu propósito é convidar as pessoas a achegarem-se a Cristo, ajudando-as a receber o evangelho restaurado por meio da fé em Jesus Cristo e em Sua Expiação, do arrependimento, do batismo, do recebimento do dom do Espírito Santo e da perseverança até o fim.

O Obreiro é a extensão do braço do pastor na igreja (pelo menos na minha época era). O pastor dividia com os obreiros a responsabilidade de manter a igreja em ordem, receber e acolher bem o povo.

O presbítero é o oficial que tem a função de ajudar o pastor, cuja preocupação é a vida espiritual do rebanho. Ele funciona, de certa forma, como uma espécie de pastor, ao lado do pastor cuidando da dinâmica espiritual da igreja cristã.

Enquanto os sacerdotes ordenados da Igreja latina são geralmente escolhidos entre homens crentes que vivem como celibatários, ou seja, que não se casam e que têm o propósito de guardar o celibato pelo Reino dos Céus, os diáconos podem se casar. O diácono pelas leis da Igreja não pode se casar novamente se ficar viúvo.

O diácono não pode celebrar Missas, ouvir confissões e dar a unção aos enfermos.

  • Existem dois tipos de diáconos:
  • O diácono permanente é ordenado para exercer a função durante toda a vida. ...
  • O diácono transitório, exerce a função enquanto se prepara para receber a ordenação sacerdotal.

Na igreja local, o Diaconato tem uma série de funções a cumprir: É o primeiro a chegar à igreja para preparar todos os detalhes do culto que está por começar. Visitar hospitais e outros ambientes onde se pode evangelizar pelo amor, carinho e, sobretudo, pela oração em favor dos que sofrem.

À exceção da Consagração, Confissão e Unção dos Enfermos, o Diácono pode exercer as seguintes funções: distribuir comunhão, conceder bênçãos, conceder a bênção do Santíssimo, assistir e abençoar casamentos, presidir batizados, realizar exéquias, fazer homilias, celebrações da Palavra, presidir sacramentais etc.

Neste sentido, o Concílio de Tours, de 567, chama de “diaconisas” as esposas dos diáconos, apontando sua relevância no contexto comunitário (DANTAS, João Paulo de Mendonça.

Requisitos Mínimos para Ordenação
Idade mínima de 35 anos, para casados e solteiros. Para os casados, observar também um tempo mínimo de 5 anos de matrimônio.

“O obreiro evangélico é aquele que realiza um trabalho voluntário, levando uma palavra amiga para os necessitados. Seu trabalho é de grande valor para sociedade em hospitais, presídios, em projetos para dependentes químicos. Não podemos esquecer, também, da visão espiritual de ser obreiro.

12 Os diáconos sejam maridos de uma mulher, e governem bem seus filhos e sua própria casa. 13 Porque os que servirem bem, aadquirirão para si um bom grau, e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.