O que é diabete glicada?

Perguntado por: rnogueira5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

A hemoglobina glicada é um exame capaz de medir o índice glicêmico no organismo, ou seja, os níveis de açúcar presentes no sangue. O exame serve para controlar o diabetes já existente e para diagnosticar a pré-diabetes e diabetes de pacientes que ainda não sabem que têm a doença.

Dicas para baixar o nível da hemoglobina glicada:

  1. Siga um plano correto alimentar.
  2. Faça uso correto da medicação.
  3. Realize atividade física regular.
  4. Mantenha um controle do seu peso.

O exame de hemoglobina glicada, assim como o teste de glicemia, está relacionado ao diabetes, uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue e na urina.

A glicose de jejum entre 100 e 125 mg/ dL é chamada de glicemia de jejum alterada. A partir de 126 mg/dL já temos o diagnóstico de diabetes. Na glicose sem jejum, valores acima de 140 mg/dL remetem ao diagnóstico de Intolerância à Glicose e acima de 200mg/dL, também temos o diagnóstico de diabetes.

Sede excessiva: Sentir muita sede e ter uma sensação constante de boca seca. 2. Micção frequente: Urinar com mais frequência do que o habitual, inclusive durante a noite.

Hemoglobina glicada é um conjunto de substâncias formadas entre a hemoglobina A (HbA) e alguns açúcares. HbA1c é encontrada em adultos não diabéticos na proporção de 1% a 4%, os valores normais de referência vão de 4% a 6%. HbA1c > 7% está associada a risco maior de complicações.

Os chás de canela, carqueja e pata-de-vaca são bons remédios naturais para baixar a glicose no sangue porque possuem propriedades hipoglicemiantes que melhoram o controle da diabetes.

maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

De fato, o nutriente que mais afeta a glicemia pós-prandial, ou seja, que apresenta maior impacto na elevação da glicose após uma refeição, é o carboidrato (presente principalmente nos pães, biscoitos, arroz, batatas, massas, aipim, polenta, farináceos em geral, frutas, sucos, balas, doces, refrigerantes, mel etc).

Os sintomas mais recorres do diabetes são:

  • cansaço e falta de energia;
  • fome frequente;
  • perda de peso;
  • visão embaçada;
  • infecções frequentes;
  • dificuldade de cicatrização;
  • mau hálito;
  • vontade de urinar com frequência.

PRATIQUE EXERCÍCIOS. De acordo com a Associação Americana de Diabetes, o recomendável são 30 minutos de atividade aeróbica diariamente, e atividades de resistência (empurrar, puxar, levantar) duas ou três vezes por semana para ajudar a baixar a glicose no sangue.

Hemoglobina Glicada Fração A1c - R$18,00 - Labi Exames.

Medicamentos para o pré-diabetes
Na maioria dos casos, não há necessidade de indicar tratamento medicamentoso para a prevenção do diabetes, pois as mudanças de hábito alimentares e de vida costumam ser suficientes para controlar os níveis de glicose.

Hábitos saudáveis e prática de atividade física contribuem para que não haja necessidade do paciente fazer uso de medicamentos para controle do pré-diabetes. Ainda de acordo com o ministério, é importante evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, que possuem altas concentrações de açúcar, gordura e sódio.

Estar com a glicose superior a 200 mg/dL, mesmo que após a refeição, é perigoso e pode indicar que o paciente está com diabetes, sendo necessária a repetição do exame outro dia para ter a confirmação.

A única maneira de regularizar os níveis de glicemia (e, em suma, baixar a Hemoglobina Glicada a médio e longo prazo) é aumentando o gasto calórico muscular. O músculo, depois do exercício, terá seus níveis de glicogênio e Triglicerídeos reduzidos e precisará captar mais moléculas de energia do sangue.

"Em jejum, o nível normal de açúcar no sangue é de 70 a 110 miligramas por decilitro (mg/dl). Após as refeições, esses valores aumentam, mas a insulina garante que eles voltem à faixa normal rapidamente (normalmente em duas horas).

No entanto, por ser uma condição bastante silenciosa, é recomendável que os pacientes mais propensos a desenvolver a diabetes façam exames frequentes para medir a glicemia. O estágio é confirmado quando os exames apontam entre 100 e 125 mg/dl.

A sugestão de consumo por dia é de cerca de 6g de canela em pó, o que equivale cerca de 1 colher de chá.