O que é di-hidratada?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Azitromicina di-hidratada é um antibiótico que age impedindo que as bactérias sensíveis à azitromicina produzam proteínas, que são a base do seu crescimento e reprodução. Seu pico de ação é após 2 a 3 horas da administração do medicamento por via oral.

A Azitromicina Di-Hidratada comprimidos revestidos pode ser administrada com ou sem alimentos.

  1. Esse medicamento deve ser administrado em dose única e diária.
  2. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
  3. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

* Cada 524 mg de azitromicina di-hidratada equivalem a 500 mg de azitromicina base. **Excipientes: croscarmelose sódica, fosfato de cálcio dibásico, amido, estearato de magnésio, dióxido de titânio, hipromelose, macrogol e óleo vegetal hidrogenado.

Azitromicina é um medicamento antibiótico, de uso oral, indicado para o tratamento de diversas infecções. Também conhecida como azitromicina di-hidratada, é comercializada em comprimidos revestidos com 500mg do princípio ativo, entre outros formatos.

A azitromicina di-hidratada pó para suspensão oral é indicada no tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis à azitromicina; em infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia), incluindo sinusite (infecção nos seios da face), faringite ( ...

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

A azitromicina não pode ser usada por pessoas que sejam alérgicas (ou tenham conhecimento de que alguém da família tenham tido reação semelhante) ao seu princípio ativo ou a qualquer outro antibiótico da mesma classe da azitromicina, bem como a algum componente de sua fórmula.

tomar o medicamento 1 hora antes ou 2 horas após as refeições.

Em geral, é possível diferenciar uma inflamação na garganta de uma infecção pelos sintomas. No caso da inflamação, são frequentes o calor, a vermelhidão, o inchaço e a dor ao tocar. Enquanto isso, quando está infeccionada, ela provoca febre alta, dor no local, dor muscular, tosse, formação de pus e fadiga geral.

Azitromicina di-hidratada comprimidos revestidos é indicada no tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis à azitromicina, em infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia), incluindo sinusite (infecção nos seios da face), faringite ( ...

A azitromicina di-hidratada é contraindicado se você tem história de hipersensibilidade (reações alérgicas) à azitromicina, eritromicina, a qualquer antibiótico macrolídeo (classe de antibióticos a qual pertence a azitromicina), cetolídeo (outra classe de antibióticos) ou a qualquer componente da fórmula.

Enquanto outros antibióticos precisam ser tomados por 10 a 14 dias, muitas vezes com posologia de 2 a 3 administrações diárias, o tempo máximo de azitromicina habitualmente prescrito é de 5 dias, com apenas uma dose diária.

administrada em doses diárias de 500 mg, durante 3 dias. A dose máxima total recomendada para qualquer tratamento em crianças é de 1500 mg. Azitromicina comprimidos revestidos deve ser administrada somente em crianças pesando mais que 45 kg.

A dose total de 30 mg/kg deve ser administrada em dose única diária de 10 mg/kg, durante 3 dias, ou a mesma dose total pode ser administrada durante 5 dias, em dose única de 10 mg/kg no 1º dia e 5 mg/kg, 1 vez ao dia, do 2º ao 5º dia.

De acordo com a bula, o medicamento é eficaz no tratamento de infecções respiratórias no trato inferior (pulmões), como bronquite e pneumonia, e no superior (nariz e garganta), como sinusite, faringite e otite.

O antibiótico pode ainda destruir bactérias que convivem no trato gastrointestinal de forma pacífica. “Esse uso indiscriminado pode causar disbiose, que é um desbalanço nessas bactérias, diarreia, dor intestinal e gastrite”, explica Vargas.