O que é dez mil talentos na Bíblia?

Perguntado por: areis . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

“Em outras palavras: 10 mil talentos correspondem a uma dívida impagável”, afirma o bispo Edir Macedo em vídeo publicado recentemente. “É isso que Jesus quer dizer: uma dívida impossível de você pagar.”

A Parábola dos Talentos, ou parábola das Minas, nos lembra que todos recebem dons ou capacitação para contribuir nesta vida, servindo a Deus e às pessoas. O que fazemos com o talento recebido terá efeitos futuros, quando o que nos foi confiado por Deus for por Ele requerido.

Israel Antiga, e outros países levantinos, de início adotaram o talento babilônico, mas posteriormente revisaram a massa. O talento usado nos tempos do Novo Testamento pesava 58,9 kg (130 lb).

A Parábola dos Talentos ensina que o servo mau, além de negligente, é perverso e não assume a sua culpa. Se não lermos atentamente essa parábola, poderemos até pensar que o servo inútil não aplicou o seu talento porque se sentiu inferior aos outros; ou porque realmente teve medo de perder o talento de seu senhor.

Os talentos são capacidades que se demonstram em inclinações e predileções. Já os dons do Espírito Santo vêm de algo sobrenatural, como a sabedoria, piedade, fé, cura, entre outros. De acordo com Jo (4, 24) “Deus é fonte dos dons espirituais que transcendem toda maneira de ser das coisas”.

Avaliados por este critério, os 10.000 talentos equivaleriam a um montante entre 60 e 100 milhões de denários (Vittorio Fusco, Rudolf Schnackenburg, Craig S. Keener, TOB), que o mesmo é dizer entre 60 e 100 milhões de salários!

Talento é a facilidade com que você aprende ou executa determinado tipo de atividade. Ou seja, sua predisposição para realizar bem alguma coisa. Por exemplo: talento para aprender música ou idiomas, praticar esportes, aptidão para artes, raciocínio lógico, pensamento estratégico, relacionamento interpessoal, etc.

Na Parábola dos Talentos, um homem rico dá moedas a seus servos (ou o equivalente em ouro, dependendo da versão da Bíblia que você está lendo) para administrar durante a ausência do homem. Cada servo recebe uma quantia diferente, de acordo com sua capacidade. Aqueles que receberam três e cinco dobraram sua quantia.

“O Reino dos Céus é também como um homem que ia viajar para o estrangeiro. Chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens: a um, cinco talentos, a outro, dois e ao terceiro, um – a cada qual de acordo com sua capacidade.

Dom é aquilo que já nasce com a gente, aquela habilidade nata, a facilidade para fazer algo mesmo sem ter aprendido. Por exemplo, você pode nascer com o dom de tocar piano. Já o talento, é algo feito com facilidade, porém é uma habilidade que se desenvolve, com dedicação e treinamento.

De acordo com o dicionário, a palavra “dom” significa uma dádiva, um benefício e um dote natural. Já o substantivo “talento” quer dizer uma disposição e uma habilidade. O principal ponto para destacar desses dois conceitos é: o que vem de berço e o que é adquirido.

Saiba como descobrir seus talentos em sua vida pessoal ou profissional:

  1. Descubra seus pontos fortes e fracos. ...
  2. Lembre-se dos tempos de escola. ...
  3. Saiba o que você gosta na sua carreira. ...
  4. Conheça seus hobbies. ...
  5. Experimente testar novas ideias. ...
  6. Pergunte para as pessoas próximas. ...
  7. Faça testes vocacionais.

O Livro Sagrado afirma que, indo à corte do rei Salomão, a rainha africana lhe ofereceu o presente de 120 talentos de ouro. Mas, o que a Bíblia não diz é a procedencia desse ouro, cujo valor se calcula hoje em 10 a 12 milhões de dolares.

No Antigo Testamento é um valor em peso, de cerca de 30 quilos (Êxodo 25,39; 37,24; 2Samuel 12,30...). Segundo 2Reis 18,14, o rei Ezequias teve que dar à Assíria 300 talentos em prata e 30 em ouro, que seriam cerca de 9 mil quilos de prata e 900 quilos de ouro.

Em seguida, o Salvador deu a interpretação da parábola: Aqueles que adquirem novos talentos, recebem mais talentos em abundância. Mas aqueles que não adquirem outros talentos, perderão até aqueles que possuíam inicialmente. (Ver Mateus 25:28–29.)

Essas categorias de inteligência compreendem os seguintes talentos fundamentais: interpessoal, corporal, verbal, emocional ou espiritual, musical, visual e espacial, e, finalmente, o lógico.