O que é devolução reversa?

Perguntado por: esilva2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Logística reversa é uma prática de gestão do supply chain, que se refere à devolução de um produto para a empresa, com o intuito de trocá-lo, consertá-lo, desmontá-lo ou mesmo descartá-lo.

É o processo de retorno de uma mercadoria, do cliente para o e-commerce, quando o consumidor solicita a devolução ou troca por algum motivo. Ele tem o prazo de sete dias conforme consta na Lei do Consumidor.

A logística reversa, também conhecida como Correios reverso, é o serviço dos Correios que permite ao cliente enviar um produto de volta ao lojista sem pagar nada por isso. Todos os custos são pagos pelo vendedor.

A logística reversa do Melhor Envio é um pouco diferente das Logísticas Reversas do mercado. O envio de "ida" do objeto não precisa ter sido necessariamente feito com o Melhor Envio. Isto porque, em nossa plataforma, o envio de Logística Reversa, é tratado como um "novo envio" - em que você será o destinatário.

Logística reversa em agência
Com tal código, o consumidor se dirige a um posto dos Correios e despacha o produto para troca ou devolução.

Como rastrear a encomenda? Quando a encomenda for postada, o lojista será informado por e-mail e também pela lista de encomendas no painel do cliente. A consulta do andamento da encomenda poderá ser feita no site da Mandaê, em mandae.com.br/rastrear-encomenda usando o código de rastreamento da encomenda.

Quando o endereço do objeto está incompleto ou falta alguma informação para que a entrega seja efetuada adequadamente (número do imóvel, bloco residencial, nome do logradouro, nome do bairro, nome da localidade, etc.), a encomenda é devolvida ao remetente.

Como a logística reversa funciona
Geralmente, o consumidor retorna os produtos ou resíduos para as empresas sem custo algum (é comum que as empresas cubram os custos de coleta ou envio) ou leva os materiais até algum ponto intermediário mais próximo.

12 horas

No caso do PAC reverso, o prazo de entrega costuma ser maior. Ou seja, o produto não é entregue no prazo de 10 ou 12 horas após a postagem. Para os casos de Correios reverso, na modalidade SEDEX reverso, é possível fazer a devolução de produtos e documentos utilizando o SEDEX 10.

Caso o cliente não seja titular de conta corrente, o Serviço de Atendimento Correios Online acordará com o cliente a forma como será feita a devolução. Não será concedido crédito a terceiros.

Caso o endereço não exista, o cliente não possa receber o pacote ou simplesmente queira desistir da compra a remessa irá retornar para a sua loja de vez, não tem jeito. Para esses casos sem solução, a única coisa que resta é fazer o reembolso do valor do pedido ao cliente.

Basicamente, a logística reversa é o caminho de volta de uma encomenda que foi entregue ao destinatário, mas precisou retornar para a sua loja virtual. O processo de logística reversa pode acontecer por diferentes motivos, sendo que os mais frequentes são os casos de devolução ou troca de mercadorias.

O site oficial dos Correios permite rastrear objeto pelo código de rastreio e por meio do CPF ou CNPJ do destinatário. Veja como usar o serviço: Abra o site de rastreamento dos Correios. Informe o código de rastreio, CPF ou CNPJ do destinatário.

Neste momento o seu cartão está sendo postado junto aos Correios pela nossa transportadora parceira após ela não ter conseguido finalizar a entrega em seu endereço cadastrado.

Neste último caso, a lei também determina que o consumidor não deve arcar com nenhum custo ligado com a compra a ou com a devolução, devendo receber todo o seu dinheiro de volta. Em outras palavras, o frete tanto de envio quanto de devolução devem ser pagos pelo comerciante.

O PAC reverso é usado quando o cliente solicita a troca ou devolução da mercadoria comprada. Para contratar frete reverso na Calculadora de Fretes do Melhor Envio, basta clicar no botão “Logística Reversa” e fazer a cotação normalmente.

PAC é o serviço não expresso de entrega dos Correios exclusivo para mercadorias. Isso significa que os envios têm um prazo de entrega mais longo e que só é possível enviar mercadorias por essa modalidade — correspondências como cartas e telegramas não são aceitos.

Fitas adesivas são essenciais para embalar o produto
Seja a logística reversa feita por meio de coleta ou ao postar o item nos Correios, é preciso embalar bem o produto. No geral, é possível usar a mesma caixa na qual o produto foi embalado anteriormente, para a entrega.

Você pode rastrear seu objeto no próprio site dos Correios [correios/rastreamento] e usar o código ou CPF/CNPJ para fazer isso. Outra opção para checar o endereço de retirada do seu pacote é por meio do aplicativo Ebanx Track, disponível para smartphones com Android e iPhone (iOS).

Os pacotes podem ser devolvidos pelos motivos:

  • Endereço de entrega cadastrado de forma incorreta ou insuficiente no site;
  • Cliente ausente na hora da entrega;
  • Pacote não retirado na agência dos Correios;
  • Logradouro com numeração incorreta;
  • Extravio.