O que é Deus para Platão?
Platão concebe Deus como "artífice do mundo", porém com um poder limitado pelo modelo que ele imita: o mundo das ideias ou das realidades eternas. Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa.
Qual filósofo acreditava em Deus?
Tomás de Aquino
Tomás de Aquino, em sua obra "Suma Teológica" defende que Deus é o princípio e o fim de todas as coisas e que, fazendo apenas o uso da luz natural da razão a partir das coisas criadas.
O que é divino platônico?
O divino platônico é representado pelo mundo das idéias e especialmente pela idéia do Bem, que está no vértice. A existência desse mundo ideal seria provada pela necessidade de estabelecer uma base ontológica, um objeto adequado ao conhecimento conceptual.
O que Sócrates pensava sobre Deus?
Algumas pessoas dizem que Sócrates não acreditava nos deuses gregos porque acreditava "no Bem". O que estas pessoas parecem estar esquecendo é que, para os antigos gregos, os deuses e "o Bem" como um conceito hipostático estavam longe de ser mutuamente exclusivos.
Qual é a frase mais famosa de Platão?
Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo. Nota: A citação é atribuída a Platão e Sócrates.
Qual a conclusão de Platão?
A partir de certos aspectos dos escritos de Platão, podemos concluir que a filosofia era entendida por ele como uma prática que visava primeiramente a uma transformação profunda e pessoal dos que a investigavam. Filosofar era, acima de tudo, buscar com todo o seu ser melhorar a própria vida.
Quais são os dois mundos de Platão?
Entre estes pensadores, se destaca Platão (428/7-348/ a. C) e a sua teoria dos dois mundos, o Mundo Inteligível (Idéias) e o Mundo Sensível (Fenô- menos Sensíveis).
Como Platão prova a existência de Deus?
Não podendo invocar a religião tradicional, Platão tenta dar uma demonstração da existência dos deuses, bem como de sua providência e incorruptibilidade, tomando por testemunho a regularidade e a permanência do movimento dos corpos celestes.
O que é Deus segundo Einstein?
Albert Einstein acreditava em um Deus totalmente destoante do conceito pregado pela maioria das igrejas ocidentais e monoteístas. Acreditava em um Deus que se manifestava nas formas da natureza e na complexidade da vida.
O que Deus significa para Aristóteles?
Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa. Não pode existir efeito sem causa. No entanto, para Aristóteles, além de causa primeira, Deus é também a causa final que cria a ordem do universo.
O que é o amor para Platão?
Para o filósofo grego Platão, o amor era algo essencialmente puro e desprovido de paixões, ao passo em que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. O amor seria um agente de transformação e ordenação do mundo.
O que é um Deus demiurgo?
1 Filos Ser divino que, segundo o filósofo grego Platão (428-348 a.C.) e seus discípulos, age como princípio causal, com o sentido de criador, dotado de movimento próprio, que tem o poder de organizar o Universo.
O que é Deus para o Santo Agostinho?
onde Agostinho afirma a respeito de Deus, que Ele é aquele a quem “o bem nada lhe falta” (nullum bonum indigens), ou como afirma claramente nas Confissões: Tu autem bonum nullo indigens bono (“Tu, porém que és o Bem, não te falta nenhum bem”)14.
O que é o Deus de Spinoza?
Assim sendo, segundo Espinosa, Deus é aquilo que existe por si só, e por mais nada é determinado a existir, e todo o mundo, ou tudo aquilo que existe, existe em Deus e é parte essencial de Deus, ou seja, Deus é tudo e tudo é Deus ao mesmo tempo.
O que prova a existência de Deus?
Santo Tomás de Aquino demonstra a existência de Deus de cinco maneiras, que são conhecidas como cinco vias.
- Pelo movimento.
- Pela causa eficiente.
- Pelo possível e pelo necessário.
- Pelos graus da perfeição.
- Pelo governo do mundo.
- Pela ontologia.
- Pela contingência dos entes.
Quais são os 3 pensamentos filosóficos de Platão?
Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas: Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento ( a verdade) e metafísica (o ser). Física, entendida como o conjunto de todas as ciências naturais e psicológicas. Ética, o conjunto do comportamento moral.
Como Platão via a alma?
A alma não se limita a ser entendida como o princípio da vida, mas é também vista como o princípio de conhecimento. A alma é uma substancia independente do corpo, é eterna, unindo-se a ele de forma temporária e acidental. As almas pertencem ao Mundo Inteligível ou Mundo das Ideias (real, imutável, eterno, etc).
Qual é a verdadeira realidade para Platão?
Platão acredita que por de trás do nosso mundo, chamado mundo dos sentidos, existe uma realidade abstrata, chamada de mundo das ideias, onde tudo é perfeito e eterno. Nós só podemos chegar a este mundo, onde se encontra o verdadeiro conhecimento, por meio da razão.
Por que Platão foi morto?
Atenas, Grécia
O que Platão costumava citar?
3 Platão ( a.C) A importância de Platão deriva sobretudo da teoria do conhecimento, que serve de base para a construção do seu sistema filosófico. Costumava citar mitos e alegorias , no intuito de tornar mais concreta a exposição e preparar o terreno para a exposição abstrata de suas ideias.
O que diz o mito da caverna de Platão?
Para Platão, a caverna simbolizava o mundo onde todos os seres humanos vivem. As sombras projetadas em seu interior representam a falsidade dos sentidos, enquanto as correntes significam os preconceitos e a opinião que aprisionam os seres humanos à ignorância e ao senso comum.