O que é Deus para o budismo?

Perguntado por: rgodinho6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Enfatiza-se a ideia de um Deus transcendente e imanente: de Deus como realidade onipresente em todas as coisas do mundo e, simultaneamente, um mistério que escapa a qualquer tentativa de determinação.

A religião budista na sua forma clássica não é teísta, ou seja, não possui um Deus. O Budismo é uma religião e filosofia orientais, fundada por Sidarta Gautama, o Buda. Buda não se acreditava uma divindade que devesse ser adorada, e sim um guia espiritual com seguidores de suas crenças e práticas.

Páli Tripitakan

Páli Tripitakan: é conhecido como o principal Texto Sagrado budista, que significa o “Cesto Triplo” ou “Os Três Cestos da Sabedoria”. Conta a vida de Buda, o “Iluminado”, o príncipe Sidharta Gautama, e reúne seus sermões. Páli é a língua na qual foram escritos os ensinamentos do Buda.

Os budistas, portanto, não adoram um deus ou deuses, nem possuem uma rígida hierarquia religiosa, sendo muito mais uma busca individual, quando comparadas às religiões monoteístas ocidentais.

O budismo desenvolve-se na Índia a partir do século VI a.C. com Sidhartha Gautama, o Buda histórico, o qual, apesar da vida de luxo e ostentação conservava uma insatisfação interior.

Neste livro inovador, Dzongsar Jamyang Khyentse, um mestre do budismo tibetano, lança esse desafio ao mundo budista, questionando estereótipos, fantasias e falsos conceitos encontrados normalmente na doutrina.

Nirvana é utilizado num sentido mais geral para designar alguém que está num estado de plenitude e paz interior, sem se deixar afetar por influências externas.

Buda significa iluminado em sânscrito, antiga língua sagrada da Índia. Buda é um título dado a um mestre budista ou a todos os iluminados que alcançaram a realização espiritual do budismo.

Além da restrição ao consumo de carne, a dieta budista também restringe o consumo de bebidas alcoólicas.

esta é a nobre verdade do sofrimento: nascimento é sofrimento, envelhecimento é sofrimento, enfermidade é sofrimento, morte é sofrimento; tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero são sofrimento; a união com aquilo que é desprazeroso é sofrimento; a separação daquilo que é prazeroso é sofrimento; não obter o que ...

Ao contrário do que encontramos em outras religiões, o casamento budista não é visto como uma obrigação ou um dever religioso, e sim uma opção pessoal de se unir com a pessoa amada.

O costume de raspar a cabeça vem dos tempos de Buda. Assim ele cancelou o sistema de castas dentro da Ordem. Também significa fim da vaidade, nem um cabelo para se preocupar.

Em todo o Brasil, existem 250 mil adeptos, só na cidade de São Paulo, há cerca de 250 templos budistas – o bairro da Liberdade sedia a maior concentração de seguidores na cidade e a maior colônia japonesa do mundo fora do Japão.

Buda aconselhou que devemos falar apenas palavras que possam trazer bons propósitos, para nós e para os outros. Por isso, não devemos mentir, fazer fofocas ou machucar os outros com palavras. E também devemos evitar conversas inúteis.

O budismo é livre e a recitação do Nam-myoho-renge-kyo deve ser feita com alegria e determinação. Não importa o tempo, mas a continuidade. Ter a convicção de que recitar daimoku transforma a tudo é a chave para construir uma vida de ilimitada boa sorte.

O rakusu é uma vestimenta usada por praticantes do Zen-Budismo que fizeram os votos de orientar suas vidas de acordo com os dezesseis Preceitos do Bodisatva. É feita com 16 tiras de tecido, costuradas pelo aprendiz durante o período de preparação para a cerimônia de — Transmissão dos Preceitos — jukai.

Numa união, a relação de confiança e doação deve ser uma conquista diária. Saber se comunicar e ter o coração transparente é o que mantém duas pessoas dentro de um relacionamento. Isso funciona também para amizades. “Temos que entender essa mutação da vida e adaptar nossos relacionamentos.

Você pode utilizar sua imagem do Buda para delimitar uma área dedicada ao relaxamento na sua sala ou quarto, tornando o seu cantinho ainda mais especial. A imagem do Buda também pode ser uma ótima opção em presente para alguém entusiasta da cultural oriental ou da filosofia budista.

Buda sorridente: Segundo Feng Shui, ajuda a iluminar as ideias e atrai prosperidade. Dica: Para conseguir pagar as suas dívidas, você deve colocar a imagem de Buda de costas para a porta de entrada de seu lar, com algumas moedas ao redor. Quando conseguir se livrar das contas, desvire a imagem.