O que é Deus Javé?

Perguntado por: obotelho . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Javé e Jeová são nomes dados para Deus na bíblia sagrada, de acordo com a tradução derivada do hebraico. Atualmente, Javé é adotado por algumas religiões como "nome de Deus", principalmente pelos católicos. Jeová, por sua vez, é mais usado pelos seguidores da doutrina evangélica ou pela Testemunha de Jeová.

O nome do Deus bíblico
Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência". As hostes possivelmente se referem à corte celestial ou a Israel. O nome pessoal de Deus era provavelmente conhecido antes da época de Moisés.

No segundo capítulo, trabalharemos o uso do conceito do dia de Javé pelos profetas pré-exílicos – Amós, Isaías e Jeremias – nos exílicos – Ezequiel e Obadias – e nos pós-exílicos – Ageu, Zacarias, Malaquias, Joel e Dêutero-Zacarias.

Etimologicamente, o nome Javé tem origem do hebraico Yahveh ou Yehovah, que na bíblia sagrada foi traduzido para o latim na forma do tetragrama YHVH. Segundo algumas teorias, o significado mais aceito para o nome seria "Eu sou aquele que sou" ou "aquele que traz à existência tudo que existe".

Jeová, também chamado de Javé, é o nome de Deus na Bíblia hebraica, e é um termo de origem do hebraico. Os judeus não reconhecem mais o termo, e evitam inclusive utilizá-lo, e atualmente Jeová é ligado a uma outra religião, conhecidos como Testemunhas de Jeová.

No Antigo Testamento encontramos outros três nomes para Deus: Elohim (Deus), Adonai (Senhor) e Javé (Ele é). Os dois primeiros são genéricos, mas o terceiro ficou sendo o nome próprio do Deus dos hebreus.

Deus é nosso Pai Celestial
Ele vive no céu e, por isso, costumamos chamá-Lo de Pai Celestial. A seus olhos, somos todos iguais e merecemos ser amados e felizes. Deus conhece todas as coisas e, por isso, Ele compreende cada um de nós individualmente.

Jeová: Significa "Eu sou quem sou", "Deus" ou "aquele que traz à existência a tudo que existe". Do hebraico Yehovah, é uma versão de Yahveh, Javé em português, o nome de Deus.

O nome que se refere a Jesus, o Salvador, aparece escrito na Bíblia ora como Yeshua, ora como Yehoshua.

Praticamente por toda a Bíblia, há muitos nomes referindo-se a Jesus. São todos importantes e revelam algo da pessoa. Observe os 50 nomes mais usados dados a Jesus, com as respectivas passagens bíblicas, podendo assim ser compreendido um pouco do contexto que o nome é aplicado a Jesus.

Originalmente, a palavra latina que deu origem [a] “deus”, surgiu a partir do termo Proto-Indo-Europeu diw ou deiwos, que significa “brilhante” ou “celeste”. A partir desta mesma raiz etimológica, surgiu o nome grego Zeus, considerado o “deus dos deuses”, de acordo com a mitologia grega.

Antônio Biá

Antônio Biá: – Indalécio, o fundador de Javé? Seu Vicentino: – Esse mesmo. Como o senhor já deve ter sabido, é quase certo que eu seja descendente indireto daquele nobre chefe de guerra. Indalécio era um homem seco, duro, sistemático.

No filme Narradores de Javé (2004), de Eliane Caffé, povoado será engolido por uma represa. A salvação poderia ser a história de seu povo, que redescobre o sentido de pertencimento.

Javé é uma localidade fictícia, no sertão nordestino, que está prestes a ser inundada pela construção de uma hidrelétrica. Para alterar a direção dos acontecimentos, seus poucos moradores resolvem escrever a história da cidade, com o objetivo de transformá-la em patrimônio histórico e preservá-la.

Deus venerado por muitas comunidades, também conhecido como Bol, Bel, Bal entre os povos da Antiguidade (vd. Mitologia da Mesopotâmia e da Pérsia), Belas para os latinos e Belus (Hércules ou Zeus) para os gregos, as suas características variavam mais ou menos segundo as tribos que o adoravam.

Na tradução literal, a palavra yeshua significa "salvar". Ela é muito parecida com Yeshuah, com H no final, que quer dizer "salvação'' e também é uma redução de Yehoshua que significa "Deus salva". Em algumas religiões, eles consideram a palavra como o nome original de Jesus Cristo.

Os Deuses do Velho Testamento, entre outros: Anjos, Glória, Espíritos, Filhos dos Deuses, Deus dos Exércitos, Javé etc. Entre os Deuses não da Bíblia, mas citados por ela, destacam-se Baal e Oannes, rei da Mesopotâmia – muito estranho, pois era anfíbio e dormia dentro d'água.

As principais crenças do catolicismo estão embasadas na crença em um único Deus verdadeiro que integra a Santíssima Trindade, que vincula a figura divina ao seu filho Jesus e ao Espírito Santo.