O que é detectado no teste da linguinha?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

O exame é conhecido como Teste da Linguinha e tem o objetivo de identificar precocemente a anquiloglossia em recém-nascidos, uma anomalia congênita que se caracteriza por um frênulo lingual anormalmente curto e espesso ou delgado, que pode restringir em diferentes graus os movimentos da língua.

Nenão recebeu esta semana, denúncia feita por uma mãe de que um médico pediatra teria solicitado que procurasse uma fonoaudióloga para fazer o teste da linguinha em seu filho recém-nascido, e que o valor cobrado pelo exame seria de R$ 50,00.

O teste é simples, basta elevar a língua do bebê para verificar o frênulo. E deve ser feito o mais precoce possível. Caso o teste não tenha sido feito no hospital você poderá fazer na APS1. O teste da linguinha é realizado por meio da aplicação do Protocolo de avaliação do frênulo lingual com escores para bebês.

O teste é realizado por um profissional capacitado, principalmente, um fonoaudiólogo. É rápido, seguro, indolor e não tem custo, possibilitando detectar precocemente a presença da língua presa, que é uma alteração comum, mas muitas vezes ignorada.

É importante observar o aspecto da ponta da língua, que deve ser redondinha. Se, quando o bebê chora, sua língua se levanta bem pouco ou quase nada e sua ponta tem dificuldade de sair da boca, não conseguindo passar por cima da gengiva, pode-se estar diante de um freio da língua que merece atenção.

O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. Após a sua realização é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente.

K14 - Doenças da língua.

É indicado que a cirurgia seja realizada logo nos primeiros meses de vida da criança, já que em idades maiores o procedimento poderá exigir a aplicação de anestesia e uma recuperação com o período mais longo.

Sem contraindicações, o exame deve ser feito em todas as crianças recém-nascidas (inclusive prematuras) com o objetivo de identificar casos precoces de cegueira, catarata congênita, retinoblastoma e outras alterações visuais.

Os bebês que não nascerem no HPC devem procurar o departamento de odontologia/ odontopediatria para que seja realizado o teste e as consultas de acompanhamento — concluiu a dentista. Mesmo os bebês que não apresentam dificuldade na amamentação e que ainda não têm dentes, devem ir ao dentista.

O Teste Genético da Bochechinha é um exame complementar aos exames básicos de triagem neonatal, que detecta simultaneamente várias condições que não são identificáveis por outros procedimentos e que podem ser tratadas ou atenuadas quando diagnosticadas precocemente.

A frenectomia é uma cirurgia que deve ser realizada quando o freio ou frênulo lingual apresenta uma anomalia e dificulta os movimentos da língua, impedindo o correto aleitamento e trazendo problemas de dicção.

O freio de língua curto pode atrapalhar a fala de alguns fonemas que utilizam o movimento da língua, como “D” e “T”. MAS MAMÃES E PAPAIS FIQUEM ATENTOS! É IMPORTANTE SABER QUE O FREIO DE LÍNGUA CURTO, POR SI SÓ, NÃO ATRASA A LINGUAGEM E A FALA DA CRIANÇA! NA DÚVIDA CONSULTE UM FONIATRA!

O teste da orelhinha é um teste obrigatório por lei, gratuito e deve ser realizado no recém-nascido ainda na maternidade.

Esta cirurgia em bebês é muito simples. É realizada em consultório odontológico, e consiste no corte , ou “pique” do freio com colírio anestésico local. O resultado é imediato, após alguns minutos o bebê já volta a mamar corretamente.