O que é desvio de septo nasal com esporão?

Perguntado por: oalbuquerque . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

O que é o esporão ósseo do nariz? Esporões ósseos podem se desenvolver na superfície de qualquer osso. O septo é composto em parte por cartilagem e em parte por osso. Às vezes, um pedaço extra de osso crescerá do septo e criará um esporão, por isso é muito comum o esporão ósseo estar associado a um desvio de septo.

A correção do desvio do septo nasal é feita removendo-se a parte da cartilagem ou do osso que cause o desvio septal, reconstruindo a deformidade e deixando o septo nasal o mais reto o possível. A cirurgia é realizada com anestesia geral, devendo ser procedida em centro cirúrgico.

Na maioria dos casos, o desvio de septo não causa sintoma. No entanto, alguns pacientes podem apresentar sinais de desvio de septo, como o nariz constantemente entupido, dificuldade de respirar ao realizar atividade física mais intensa e hemorragias nasais, além de roncos ou barulhos com o nariz ao pegarem no sono.

Tratamento cirúrgico para desvio de septo com esporão ósseo

  1. Remoção endoscópica do esporão ósseo: Este procedimento envolve a remoção cirúrgica de qualquer crescimento ósseo anormal no nariz.
  2. Septoplastia endoscópica: O esporão ósseo muitas vezes está associado ao desvio de septo nasal.

Sem fôlego: como o desvio de septo pode afetar sua respiração e causar cansaço. Os sintomas de cansaço por causa do desvio de septo podem incluir falta de ar, dificuldade para dormir, ronco, boca seca ao acordar, dor de cabeça e sensação de fadiga ao acordar.

Dificuldade para respirar pelo nariz, especialmente se for mais difícil de respirar por uma narina do que pela outra. Congestão nasal frequente ou crônica, mesmo sem estar resfriado. Sangramento nasal recorrente. Ronco alto e/ou apneia do sono.

O preço da septoplastia varia entre R$ 9.560,00 e R$ 19,890,00 (Agosto/2023). Essa é uma média de quanto custa a cirurgia do septo nasal nas principais Clínicas de Cirurgia Plástica de São Paulo. Para saber o valor exato da septoplastia é necessário passar por avaliação.

Se for um serviço mais administrativo, pode voltar antes, em 7 ou 10 dias. Mas, em relação ao esforço físico, o mínimo é 15 dias. Se for feita a turbinectomia, é pelo menos um mês sem atividades intensas, como academia, corrida e crossfit”, detalha o médico.

A rinomanometria é um exame que quantifica a resistência ao fluxo aéreo, ou seja, o quão difícil é para o paciente respirar pelo nariz. Para diagnosticar o desvio de septo, existem dois tipos de rinomanometria: a computadorizada e a acústica. O exame é realizado a nível de estudo científico, não sendo obrigatório.

Esporão é o nome de um crescimento ósseo anormal na parte inferior do calcâneo, localizado no osso do calcanhar ou sola do pé. O calcâneo é o maior osso da anatomia do pé, responsável pela sustentação do corpo e suportando impactos constantes e diretos.

Isso reduz o risco de infecções e inflamações nos seios nasais, prevenindo a ocorrência de sinusite. Além disso, a cirurgia de desvio de septo também pode melhorar a ventilação dos seios nasais, ajudando a prevenir infecções futuras e a reduzir a recorrência de sinusite.

Também pode ocasionar dificuldades no olfato, sinusites de repetição e inclusive dores de cabeça (cefaleia rinogênica). No dia a dia, o desvio de septo nasal pode dificultar a prática de atividades físicas pela pessoa, bem como sensação de garganta seca e dolorida como resultado da respiração oral.

Embora a sinusite crônica possa ser causada por uma infecção, é mais provável que seja causada por um problema estrutural no nariz. Lesão no nariz, pólipos nasais e desvio de septo são alguns exemplos de problemas estruturais que podem contribuir para um caso crônico de sinusite.

Se você tem percebido sintomas e busca respostas para a pergunta: como saber se tenho desvio de septo, é recomendável procurar atendimento médico. O Sistema Único de Saúde (SUS) cobre a cirurgia de desvio de septo.

O tratamento inicial para fasciíte plantar, também chamada de esporão do calcanhar, é fisioterapia, exercícios, uso de palmilhas e anti-inflamatório. Entretanto, algumas pessoas não melhoram com nada disso e sofrem anos com a dor no pé, mais especificamente na região do calcanhar.

Para aliviar a dor do esporão existem tratamentos simples, como o uso de palmilhas ortopédicas de silicone e a massagem nos pés, mas também é importante fazer alongamentos com a perna e o pé. Outras opções são a fisioterapia, a terapia com ondas de choque e em último caso, tem-se a cirurgia para remover o esporão.