O que é despolarização do coração?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

As células cardíacas podem perder a sua negatividade interna em um processo chamado despolarização. A despolarização é o evento elétrico fundamental do coração. Em algumas células, conhecidas como célu- las marca-passos, ela ocorre espontaneamente.

A repolarização ventricular (RV) é um fenômeno elétrico complexo que representa um estágio crucial na atividade elétrica cardíaca. É a fase em que o coração está se repolarizando (preparando-se para uma nova contração).

A mudança da polarização que ocorre com a entrada do sódio é denominada despolarização. No entanto, esse íon é rapidamente expulso, mediante a ação da bomba de sódio, e a membrana retorna à sua polarização inicial, positiva na face externa e negativa na face interna.

A repolarização sempre leva primeiro à hiperpolarização, um estado no qual o potencial de membrana é mais negativo do que o potencial de repouso. Mas logo depois disso, a membrana estabelece novamente o seu potencial de membrana.

O impulso nervoso é um sinal elétrico que proporciona a comunicação entre neurônios. Ele ocorre por meio de processos de polarização, despolarização e repolarização da membrana.

Esse processo ocorre primeiro no átrio direito e, depois, vai para o átrio esquerdo. Na sequência, o impulso elétrico chega ao nó atrioventricular (localizado entre os átrios e os ventrículos) e segue para os dois ventrículos, causando sua despolarização.

A onda P representa a despolarização atrial, e o intervalo PR representa o intervalo entre a despolarização das células do nó sinusal até o início da despolarização do miocárdio ventricular. O complexo QRS representa a despolarização ventricular.

A alteração na repolarização ventricular é consideravelmente comum e consiste em algum problema no processo de preparação do coração para uma nova contração. Apesar de parecer preocupante, há muitos quadros que não tem, realmente, um significado clínico, ou seja, não apontam nenhuma doença ou problema no coração.

A polarização pode ser entendida como o processo de “filtrar” ondas, no qual elas são selecionadas de acordo com sua direção de vibração, após passarem por um material que serve como filtro, denominado de polarizador.

O sinal mais precoce de infarto agudo do miocárdio é um aplanamento do segmento ST, ou seja, seria a perda da discreta concavidade que existe normalmente na ascensão do segmento ST com duração transitória.

Assim, quando a célula é despolarizada e se contrai, as células conectadas se contraem junto, como uma unidade (figura 8). As células dos átrios não se comunicam com as células dos ventrículos, sendo separados por uma camada de tecido conjuntivo que não permite a transmissão de impulsos elétricos.

Como identificar infarto com supra (IAMCSST) no ECG? O IAM com supradesnivelamento é o mais comum, apresentando uma elevação do segmento ST. Esse deslocamento deve aparecer em pelo menos duas derivações concordantes (com exceção de aVR) e ter pelo menos 1 mm de amplitude em qualquer derivação – exceto em V2 e V3.

Essa despolarização é causada por transientes iônicos através da membrana frente à estímulos que atinjam o limiar de excitabilidade da célula. Assim como no potencial de repouso, no potencial de ação também há um íon que “domina”, e esse íon é o Na+.

A despolarização das células miocárdicas atriais resulta em contração atrial, a onda P. Entretanto, como o nódulo SA localiza-se do lado direito, a despolarização do átrio direito começa e termina antes do que a do átrio esquerdo.

c) Quando um neurônio é estimulado, ocorre a despolarização. d) A despolarização consiste na inversão das cargas elétricas da membrana. e) Após o impulso, a membrana volta ao estado de repouso, com carga positiva na membrana externa e interna.

As células epiteliais têm a característica de apresentarem polarização, ou seja, uma região da célula abriga maior quantidade de organelas especificas do que outra, deixando essa região polarizada. As células caliciformes são um grande exemplo de células polarizadas.

Retorno à posição de repouso de uma membrana, de uma célula ou de uma fibra muscular. No caso das fibras musculares, a repolarização dá-se no momento em que termina a excitação.

A despolarização é resultado da entrada de íons sódio e a repolarização é devido à saída de íons potássio.

As alterações da repolarização (primárias ou secundárias) são anormalidades do segmento ST e da onda T que acontecem por distúrbios na forma e/ou duração dos potenciais de ação na fase de repolarização.

2 resposta(s) Para que ocorra a *despolarização* é necessário que a célula receba um estímulo elétrico e com isso atinga o limiar de excitabilidade (é o valor de potencial de membrana necessário para que ocorra potencial de ação); ocorre a abertura dos canais de sódio dependentes de voltagem (inversão da polaridade).