O que é desogestrel para que serve?

Perguntado por: dvidal7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Desogestrel é um anticoncepcional do tipo minipílula (pílula com progestagênio isolado) utilizado para prevenir a gravidez.

Ao contrário das pílulas combinadas, desogestrel pode ser utilizado por mulheres que não toleram os estrogênios ou que estejam amamentando. Uma desvantagem é que pode ocorrer sangramento vaginal com intervalos irregulares durante o uso de desogestrel, assim como pode não ocorrer nenhum sangramento.

Durante o tratamento com desogestrel, pode ocorrer sangramento vaginal em intervalos irregulares. Pode ser mínimo, não necessitando do uso de absorvente, ou maior, mais parecido a um período menstrual curto, requerendo uso de absorvente. Você pode também não apresentar nenhum sangramento.

Se qualquer uma dessas condições aparecer pela primeira vez enquanto estiver tomando desogestrel, consulte seu médico imediatamente. Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas ou que suspeitam que possam estar grávidas.

Na verdade, a pílula pode ser iniciada em qualquer momento do ciclo. Porém, esta forma de iniciar apresenta a desvantagem de não conferir proteção imediatamente. A paciente só estará plenamente protegida contra a gravidez após 7 dias de uso da pílula.

O desogestrel + etinilestradiol é um anticoncepcional, ou seja, é usado para impedir que você fique grávida. Quando usado corretamente (sem esquecimento), a possibilidade de engravidar é muito baixa. Gravidez Este medicamento é contraindicado para uso durante a gravidez ou suspeita de gravidez.

Não há relatos de efeitos prejudiciais graves por tomar muitos comprimidos de desogestrel + etinilestradiol de uma só vez. Se você tomou vários comprimidos ao mesmo tempo, pode apresentar náusea, vômito ou sangramento vaginal.

"Existe, à noite. É a melhor hora para tomar, é mais difícil de esquecer e, quando absorver aquele conteúdo hormonal pelo estômago, a mulher estará dormindo e, portanto, terá menos chances de efeito colateral." 11.

Métodos contraceptivos que não impactam na libido
Os contraceptivos mais indicados para não impactar a libido são os métodos não hormonais, como o DIU não hormonal e a camisinha, por exemplo.

É possível começar entre o 2º até o 5º dia sem nenhum problema. É indicado que durante a primeira semana seja utilizado outro método anticoncepcional como prevenção.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mulheres que usam anticoncepcionais contendo drospirenona, gestodeno ou desogestrel (caso das pílulas) têm um risco de 4 a 6 vezes maior de desenvolver tromboembolismo venoso, em um ano, do que as mulheres que não usam contraceptivos hormonais ...

O desogestrel não deve ser usado com pausa (generico ou não)! E é normal sim, ficar sem mesntruar usando anticoncepcional contínuo.

Bloqueios com anticoncepcionais orais de progesterona ou combinados de estrogenios e progesterona, DIU de progesterona, implante de progesterona, injeção de progesterona de depósito, anel vaginal e adesivos contraceptivos podem ser utilizados para bloquear menstruações.

Desogestrel + etinilestradiol é um anticoncepcional oral combinado (pílula combinada). Cada comprimido contém uma pequena quantidade de dois diferentes hormônios femininos: o desogestrel (um progestagênio) e o etinilestradiol (um estrogênio).