O que é deslocamento para Freud?

Perguntado por: egil3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Deslocamento e condensação caracterizam, para Freud, o processo primário. O deslocamento acontece quando uma representação recebe todo o investimento devido a uma outra, de modo que a segunda acaba por substituir completamente a primeira.

O mecanismo de deslocamento está sempre ligado a uma troca, no sentido de que a representação muda de lugar, e é representada por outra. Esse mecanismo também compreende situações em que o todo é tomado pela parte.

Deslocamento
Outro mecanismo de defesa bastante comum é o deslocamento. Ele leva as pessoas a deslocarem as emoções para uma representação de quem ou daquilo que o causou.

148), “deslocamento é o processo psíquico inconsciente, teorizado por Sigmund Freud, sobretudo no contexto da análise do sonho. O deslocamento por meio de um deslizamento associativo transforma elementos primordiais de um conteúdo latente em detalhes secundários de um conteúdo manifesto”.

Deslocamento
O deslocamento nos sonhos é um dos mais importantes fatores para a diferenciação entre o pensamentos dos sonhos e os seus conteúdos. Por força do deslocamento um aspecto significativo do sonho pode passar despercebido, enquanto aspectos secundários surgem com riqueza de detalhes.

1 Ação de deslocar(-se); deslocação. 2 Movimento de um lugar para outro: “No dia 29 de março de 1964 […] a guerra civil parecia iminente, inclusive com o deslocamento de navios de guerra norte-americanos para as proximidades do nosso litoral” ( CA ) . 3 Transferência de pessoas de um posto para outro.

Trajetória: linha que determina as diversas posições do objeto ao decorrer do tempo. Deslocamento: distância percorrida entre o espaço inicial e final da trajetória.

Ao deslocar sentidos, o sujeito desloca-se entre diferentes FDs (PÊCHEUX, 1997), movimento que produz o sentido outro. É esse deslocamento de sentidos, a partir dessa posição-sujeito (sujeito-autor), que resulta em singularidade, em um discurso outro, no discurso lacaniano fundador.

Deslocamento é uma grandeza vetorial que pode ser calculada a partir da diferença entre outras duas grandezas vetoriais: a posição final (SF) e a posição inicial (S0) de um móvel.

Para Freud, o sonho é produzido por dois elementos centrais, os quais são trabalhados pela psicanálise na análise do significado dos sonhos: a condensação e o deslocamento.

O que são mecanismos de defesa?

  • Negação. A negação, na psicologia, é a recusa em aceitar a realidade, pois a verdade pode ser dolorosa demais para o indivíduo conseguir aceitar e lidar com ela. ...
  • Deslocamento. ...
  • Regressão. ...
  • Projeção. ...
  • Intelectualização. ...
  • Racionalização. ...
  • Formação reativa. ...
  • Sublimação.

Quando Freud aprofundou seus estudos sobre o aparelho psíquico, ele desenvolveu a Segunda Tópica, que abrange três instâncias psíquicas da mente: o id, o ego e o superego. Os principais mecanismos de defesa do ego são a regressão, o deslocamento, a negação, a racionalização, a sublimação e a repressão.

Trata-se de, nesse deslocamento, se viver uma experiência que não é a sua. E de se aproveitar do desconforto, da dor, do sofrimento que esse processo de deslocamento, de busca pela vida do outro gera e causa no antropólogo.

2. Em “Inibições, Sintomas e angústia” (1926 [1925]) Freud retomou o conceito de defesa. A análise desse texto permite: a) a diferenciação entre defesa enquanto método e defesa enquanto técnicas.

O que é sonho lúcido? Sonho lúcido é aquele em que você sabe que está sonhando e, tendo essa consciência, pode até mesmo controlá-lo. Durante um sonho desse tipo, são ativadas algumas áreas cerebrais relacionadas à autopercepção, aos pensamentos e emoções e à tomada de decisão.

Na religião. Em alguns contextos religiosos, a sublimação é considerada como a transferência da energia sexual, ou libido, para um ato físico ou uma emoção diferente, a fim de evitar o confronto com o desejo sexual, que poderia ser contrário à crença religiosa do indivíduo.

Poderia ser que, relacionado com sentimentos de medo e negatividade, os sonhos nos quais não pode correr simbolizem esse sentimento de que algo que lhe importa muito está fora do seu controlo. Outra explicação que poderia ter o feito de não poder correr num sonho é a baixa autoestima.

Em um sonho lúcido é possível perceber que se está sonhando enquanto o sonho ainda está acontecendo, o que torna possível que o sonhador tenha experiências sensoriais mais vívidas do que costuma ter em sonhos comuns, não lúcidos.

Para Freud entender os problemas da psique humana é entender esses três conceitos – Id (paixões, vontades primitivas) ego (adequação desses desejos à realidade) e Superego (Valores morais, leis).

O conteúdo manifesto é o relato descritivo do sonho feito pelo sonhador e o conteúdo latente é o conjunto do que vai sendo revelado a partir da análise.

As migrações são os deslocamentos de pessoas de uma área para outra. É a movimentação dos povos pela superfície da terra, de cidades em cidades, de regiões, de estado, de países e de continentes.