O que é desenvolvimento intelectual exemplos?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Desenvolvimento Intelectual são processos que desenvolvem no indivíduo a capacidade para desenvolver. Essa capacidade vai se formando na criança, à medida que ela observa, distingue, generaliza e tira conclusões.

Conhecer a si mesmo, sem concepções fundamentalistas, permitirá que o ser construa sua liberdade intelectual, desenvolvendo-o e permitindo que tenha autonomia em sua vida. Essa é a importância do conhecimento, para o homem que aprende e apreende conceitos úteis para a sua vida.

A Vida Intelectual é um guia para quem busca a vida de estudos, cobrindo diversos assuntos, como a importância de ler bons livros, a seleção dos livros, bons hábitos que se podem ter para estudar melhor e o cultivo de uma vida espiritual para melhorar nos estudos.

Sobre a habilidade de aprender, nos referimos ao desenvolvimento cognitivo. A habilidade de se conhecer e reconhecer suas emoções é marcada pelo desenvolvimento emocional. Já a habilidade de lidar com o outro e com a sociedade se refere ao desenvolvimento social.

Os principais aspectos do desenvolvimento de uma criança são o físico, o social, o emocional e o cognitivo – e eles estão estreitamente interligados.

A principal característica desta fase é o pensamento livre das limitações da realidade concreta. Nesta etapa a criança se torna capaz de raciocinar logicamente, libertando seus pensamentos e passando a trabalhar com as realidades concretas e possíveis.

O crescimento intelectual consiste em quatro etapas: adestramento do imaginário, para melhor compreender as situações humanas e para ter material para formar analogias; adestramento da linguagem, para organizar e descrever o raciocínio; senso do ideal e das proporções; aquisição das ferramentas científicas de pesquisa ...

Ou seja, o intelectual é aquele indivíduo que adquiriu formação profissional (geralmente associada à formação de nível superior) e realiza um trabalho não manual, mas também é dotado de um elevado senso crítico adquirido mediante o contato com o conhecimento, participação em reuniões, debates e discussão política que o ...

Visto o exposto acima, podemos afirmar que os intelectuais têm a função principal de produzir e/ou organizar um conjunto e indicações gerais, normas, instruções, consoante às quais deve-se proceder no contexto que estão inseridos.

2 cientista, culto, douto, erudito, letrado, pensador, sabedor, sábio.

O segredo é estimular e orientar as crianças. Praticar a leitura com esse auxílio colabora para o processo de aprendizagem de uma pessoa com deficiência intelectual. Entretanto, é fundamental que todos os recursos escolhidos tenham a ver com o interesse do aluno.

É sobre investir em si mesmo, se capacitar e aprender a lidar com diversas situações. O desenvolvimento pessoal está diretamente ligado a uma melhor qualidade de vida, aumento das capacidades individuais e realização de metas pessoais e profissionais.

O desenvolvimento físico envolve as mudanças que ocorrem no corpo, no cérebro, na capacidade sensorial e nas habilidades motoras. O desenvolvimento cognitivo refere-se às mudanças que ocorrem na capacidade mental, como a aprendizagem, a memória, o raciocínio, o pensamento e a linguagem.

O desenvolvimento cognitivo está relacionado à nossa capacidade de aprender, reter informações e responder aos desafios cotidianos. Tal processo não é estático, mas continuamente aprimorado, desenvolvido ao longo de todas as fases da vida, da infância à velhice.

Inteligência Emocional é a nossa capacidade de decidir considerando nossas próprias emoções, não descartando, porém, os nossos sentimentos frente a determinada situação. - Inteligência Intelectual ou Racional – É a que estamos mais acostumados a utilizar, e chamamos popularmente de QI.

De acordo com Freud, as crianças passam por cinco fases de desenvolvimento:

  • I – A fase oral (0 – 1 ano)
  • II – A fase anal (1 – 3 anos)
  • III – A fase fálica (3 – 5 anos)
  • IV – O período de latência (5 anos – puberdade)
  • V- A fase genital (puberdade e vida adulta)