O que é descrição e exemplos?

Perguntado por: oguimaraes . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Uma descrição é marcada pela presença de verbos de ligação (ser, estar, parecer, etc.). Esses verbos não buscam expressar ações, mas sim interligar o sujeito às características que se deseja mencionar no relato. Exemplos: O homem era alto, magro e parecia preocupado.

Existem dois tipos de descrição: objetiva e subjetiva
Dependendo do objetivo do autor, o mesmo optará por uma descrição objetiva ou subjetiva, lembrando que há descrições que apresentam características dos dois tipos, mas mesmo nesse caso haverá uma que seja predominante.

Descrição é uma tipologia textual que tem como função descrever algo ou uma cena, podendo envolver pessoas, objetos, animais ou acontecimentos. Descrever algo é uma atividade linguística muito comum.

Estrutura do texto

  1. Introdução – o objeto descrito é apresentado ao leitor;
  2. Desenvolvimento – caracterização do objeto, sua função, finalidade. Todos os aspectos são apresentados, de forma subjetiva ou objetiva.
  3. Conclusão – nesse tópico a descrição é finalizada.

Meu nome é Fernando da Costa, tenho 25 anos e nasci no Rio de Janeiro. Atualmente, vivo com os meus pais, mas busco a minha independência. Para conseguir isso, busco uma vaga na jornalismo esportivo, área pela qual sempre fui apaixonado. A minha paixão me levou a criar o meu próprio blog aos 15 anos.

Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).

1 definição, explicação, exposição, narração, relato, resenha, apresentação, contagem, detalhamento, notícia, relatório.

A descrição apresenta três passos para a construção: Introdução: apresentação do que se pretende descrever. Desenvolvimento: caracterização subjetiva ou objetiva da descrição. Conclusão: finalização da apresentação e caracterização de algo.

Definição de Termo: Descrição da atividade. Em Gerenciamento de Projetos, é uma frase ou uma denominação curta para cada atividade do cronograma usada junto com um identificador da atividade para diferenciar essa atividade do cronograma do projeto de outras atividades do cronograma.

Parte essencial da contratação e gerenciamento de funcionários, as descrições de vaga incluem o objetivo, escopo, deveres, responsabilidades e condições de trabalho. Elas são fundamentais para ajudar seus candidatos e funcionários a compreenderem suas funções.

Texto descritivo tem como característica a descrição de pessoas, acontecimentos, ambientes etc. Objetiva formar uma imagem clara do que está sendo descrito para o leitor. O texto descritivo descreve de situações, características físicas, sentimentos, gestos, entre outros, dos quais o leitor constrói uma imagem mental.

Presença de adjetivos, comparação ou frases que qualificam esse objeto; Uso de verbos de ligação; Relato de fatos concretos, sem muita divagação; Objetivo de apresentar detalhes suficientes sobre o objeto descrito para que o leitor do texto consiga visualizá-lo, sem que seja necessário ver ou conhecer tal objeto.

Ao responder ao “quem sou eu” fale sobre seu lado pessoal, como idade, onde e com quem mora, o que você gosta de fazer nos seus momentos lazer e também seus planos para o futuro. Fale sobre grandes projetos cursos ou certificações quer fazer no futuro, e que tipo de empresa quer trabalhar.

Uma redação descritiva é o tipo de texto cujas locuções adjetivas têm o objetivo de falar sobre algo ou mesmo descrever alguém. Pode ser uma descrição de uma pessoa, como um retrato, de um lugar, um animal, um elemento ou objeto, tudo de acordo com as impressões e o ponto de vista somado com as palavras do autor.

Dicas para uma boa descrição
- Utilizar linguagem clara, ser direto e dinâmico. - Descrever características que não se pode encontrar em qualquer lugar. É essencial que se destaquem os traços distintivos, para que a imagem verbal não seja visualizada superficialmente.