O que é deságio na contabilidade?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

O significado de deságio remete à diferença entre o valor real e o nominal de um ativo em uma operação financeira. Portanto, trata-se do oposto do ágio, pois diz respeito à diferença entre a quantidade de recurso paga a menos do que o preço nominal.

O deságio é um desconto aplicado ao valor de um ativo para ser aceito como garantia pela B3. Esse percentual é definido pela B3, levando em consideração a liquidez, volatilidade e representatividade do ativo.

O significado de ágio pode ser descrito como o prêmio ou porcentagem resultante da troca de um título, que por sua vez, possui um valor superior. Ou seja, é o valor cobrado a mais por determinada mercadoria ou operação financeira.

Como calcular
O cálculo do deságio tem por objetivo analisar a diferença entre o valor de mercado de um ativo financeiro ou bem e o seu preço nominal. Assim, a fórmula utilizada é: Deságio = valor de mercado – valor nominal.

Deságio é um ajuste que é feito na antecipação do seu. precatório, levando em consideração o dinheiro que. você receberia daqui um ano ou mais, hoje!

O que é ágio e deságio? O Tesouro Selic possui dois componentes que afetam a sua rentabilidade. O primeiro é a própria taxa de juros Selic, que diariamente incrementa o valor do seu investimento. Já o segundo é uma taxa fixa, muitas vezes chamada de ágio ou deságio, que é acrescentada à taxa de juros Selic.

Diferença de ágio e deságio
Essa diferença consiste no desconto ou acréscimo em relação ao valor nominal de um ativo ou bem. Ao adquiri-lo por preço acima dele, ocorreu ágio na negociação. Isso significa que o valor de mercado estava superior ao preço de face. Ou seja, a mais do que o seu valor real.

O ágio consiste em um montante pago, geralmente, pela rentabilidade futura de uma empresa adquirida ou incorporada. Ao ser registrado como despesa no balanço da companhia e amortizado, em cinco anos consecutivos, reduz o valor a pagar do Imposto de Renda (IR) e da CSLL.

Um investidor ou uma empresa especializada se oferece para comprar seu precatório por 40% do valor nominal. Isto é, 40% dos R$15.000. Esse percentual é o chamamos de deságio.

O deságio é o termo utilizado para se referir ao desconto percentual sobre o valor do crédito trabalhista que será vendido. Exemplificando, se o valor de sua ação é R$ 100.000,00 e há decisão de venda, deve-se haver uma negociação de desconto ao comprador, que por sua vez pagará de 30 a 70% do valor de sua ação.

O ágio pode ser calculado subtraindo o valor intrínseco de uma ação do preço atual de mercado.

O ágio ou deságio deverá ser contabilizado na empresa resultante da fusão, cisão ou incorporação conforme o seu fundamento econômico.

O goodwill, por definição, é um ágio, pois esse termo refere-se a um valor intangível que é pago quando se adquire uma empresa. Ou seja, um valor adicional ao preço de mercado daquele negócio que está sendo adquirido. Assim, todo goodwill é um ágio, pois representará um montante a mais no valor de mercado apurado.

O valor do imóvel negociado a ágio é calculado a partir do que já foi depositado pelo proprietário somado com os outros custos que ainda precisam ser quitados. Entre outros valores que podem ser incluídos, estão a cessão de direitos ou o saldo devedor, que pode variar de 1% a 2%.

Nas operações financeiras, o deságio representa uma diferença entre o valor nominal de um ativo e o valor em que ele realmente foi comprado ou vendido. No caso do deságio, o título é comprado por um valor menor que o nominal — isso é o oposto do ágio, quando o título é comprado por um valor maior do que o nominal.

Deságio é um termo no mundo dos investimentos que está relacionado com o desconto de um investimento em relação ao seu valor justo. Sendo assim, comprar ativos em deságio pode ser uma boa oportunidade, mas deve-se ter cuidado para não investir em um ativo sem planejamento financeiro e perder dinheiro.