O que é derivação e quais os tipos?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Derivação é o processo de formação de uma nova palavra a partir de outra já existente. Isso acontece quando adicionamos um afixo (sufixo ou prefixo) ao radical de uma palavra primitiva. Os 6 tipos de derivação são: prefixal, sufixal, mista, parassintética, regressiva e imprópria.

A derivação e a composição são os dois processos que servem de base na formação de palavras. Eles são classificados da seguinte forma: Processo de derivação - prefixal, sufixal, parassintética, imprópria e regressiva. Processo de composição - justaposição e aglutinação.

A derivação é realizada pela junção de morfemas derivacionais (prefixos e sufixos) aos radicais das palavras primitivas. As palavras da Língua Portuguesa são primitivas ou derivadas, ou seja, aquelas que dão origem a outras palavras ou aquelas que são originadas de outras palavras.

Consiste na formação de uma nova palavra a partir do acréscimo simultâneo de um prefixo e de um sufixo ao radical. Consiste também no acréscimo de um prefixo e um sufixo ao radical, de modo a fazer com que a palavra não exista apenas com um ou com o outro.

A derivação prefixal é um processo de formar palavras no qual um prefixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: re/com/por (dois prefixos), desfazer, impaciente. A derivação sufixal é um processo de formar palavras no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: realmente, folhagem.

Todas as palavras seguintes são resultado do processo de derivação sufixal: “brincalhão” (“brincar” + “-alhão”), “chuvisco” (“chuva” + “-isco”), “glóbulo” (“globo” + “-ulo”) e “demoníaco” (“demônio” + “-íaco”).

Exemplos de derivação imprópria

  • O saber não ocupa lugar.
  • Você já reparou no falar daquele senhor?
  • Meu vizinho tem um andar engraçado.
  • Quando o meu olhar encontra o teu, fico com borboletas no estômago.
  • Venham todos! O jantar já está pronto!

Sufixo – O que é
O sufixo é o responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas. O Sufixo é a parte que vem depois do radical. Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro.

A derivação parassintética ou parassíntese é um tipo de derivação em que ocorre o acréscimo de afixos (prefixo e sufixo) à palavra primitiva. Lembre-se que a derivação é um processo de formação de palavras que envolve o radical e os afixos (sufixo e prefixo).

Primitivas: dia, noite, casa. Derivadas: diário, diarista, noitada, anoitecer, casarão, casebre.

Sintetizando: Derivação parassintética ou parassíntese = não é possível retirar os afixos. Derivação prefixal e sufixal = permite a retirada de um dos afixos.

A palavra “canto” é um substantivo derivado do verbo “cantar”, processo que ocorre por meio de derivação regressiva.

Ferrugem,Ferragem e Ferreiro são substantivos derivados de Ferro.

A derivação é um fenômeno linguístico que consiste na formação de uma nova palavra a partir de uma palavra que já existe, ou seja, um termo primitivo. Dessa forma, ao acrescentar um prefixo e/ou um sufixo a um vocábulo já existente, realiza-se o processo de derivação.

Derivação Prefixal (Prefixação): inclusão de prefixo à palavra primitiva, por exemplo: infeliz, antebraço, enraizar, refazer, etc. Derivação Sufixal (Sufixação): inclusão de sufixo à palavra primitiva, por exemplo: felicidade, beleza, estudante, etc.

Substantivo derivado é aquele que tem origem em outro substantivo. Portanto, ele é derivado de um substantivo primitivo. Existem os seguintes tipos de derivação: prefixal (o radical recebe um prefixo);