O que é depressão para os evangélicos?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Aconselhamento espiritual. A depressão é uma das experiências mais perturbadoras do ser humano porque o que adoece é o comportamento da pessoa e por conseqüências os relacionamentos. É uma patologia onde o que adoece é comportamento, a vontade própria do indivíduo (Bressa e Mason, 2003).

A depressão não é falta de Deus; é uma doença neuronal caracterizada pela alteração de neurotransmissores no cérebro. Pessoas religiosas e não religiosas sofrem de depressão. Não há relação de causalidade entre a doença e a debilidade espiritual.

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

Salmo 54. "Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e fazes-me justiça pelo teu poder. Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca.

Em verdade, em verdade, vos digo: chorareis e lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

Ir ao centro espírita, a uma igreja, fazer trabalho voluntário, ajudar o próximo e sentir útil são passos importantes para sair da depressão. Para aqueles que aceitam que estão depressivos, acreditam na sua cura, sabem que precisam de um tratamento, segue uma oração para combater a doença.

Causas: A depressão é uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células.

A depressão pode ser entendida como uma dificuldade de escoamento da energia psíquica, ou seja: refere-se a um modo de funcionamento do indivíduo em determinadas situações que enfrenta em sua vida”, detalha Rogério Barros, psicólogo da Holiste.

Os sintomas podem ser vistos como um sinal de fraqueza ou tristeza temporária. E, por conta dessa falta de informação da população num geral, a doença acaba sendo vista e taxada como frescura.

Confira algumas das frases que você não deve dizer a uma pessoa com depressão: “Mas fulano está em situação pior do que você” – Ainda que seja um gesto bem-intencionado, a comparação não oferece empatia. Muitas vezes, a depressão não é causada por fatores externos.

Querido leitor (a), no Evangelho de Mateus 11.28-30, Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossa alma.

Nessas situações, quem está por perto tem um papel crucial: mostrar-se disponível para escutar e acolher a pessoa, compreendendo que ela precisa de atenção e cuidado. “Na hora de acolher, é preciso respeitar o tempo do paciente, manter-se sensível, empático e acompanhá-lo sem pressa.

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4, 6-7).

Sete versículos que podem aliviar a angústia
“Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” (Isaías 43,2). “Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão” (Salmos, 37,24).

Senhor que o Teu poder libertador, livre e liberte o espírito da depressão retirando todas as amarras e todas as formas de manifestação da angústia. Cure, Senhor, onde esse mal se instalou, arranque pela raiz esse problema, cure as lembranças dolorosas, os traumas, ressentimentos e as marcas negativas.

O Salmo 42 não é somente o lamento de uma pessoa depressiva. É, também, o canto daquele que busca o auxílio do Senhor. É a expectativa de alguém que tem fé em Deus. O sofredor perdeu a alegria, mas não perdeu a esperança.

Baseada na Palavra de Deus, a Igreja recomenda que as pessoas que apresentam os sintomas da depressão busquem cumprir o tratamento recomendado pelos profissionais, assim como buscar viver uma rotina de oração durante a vida. “Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou.

10 Porque a tristeza segundo Deus opera aarrependimento para a bsalvação, da qual ninguém se arrepende; mas a ctristeza do mundo opera a dmorte. 11 Porque, quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós, que segundo Deus fostes contristados! Que apologia, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança!

O sentimento de solidão pode nos impedir de viver as grandes coisas que Deus tem para nós. Por vezes até as pessoas mais próximas podem nos abandonar, mas Deus é fiel e nunca nos desampara. Quando você se sentir sozinho, louve e agradeça a Deus por todas os planos maravilhosos que Ele tem para você.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto – Psiquiatria Paulista.