O que é depressão da terra?

Perguntado por: lvasconcelos . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Depressões são formas de relevo rebaixadas que se formaram a partir de um longo processo de erosão. Geralmente apresentam inclinações e localizam-se entre planícies e planaltos. Mar Cáspio, localizado entre o continente europeu e o continente asiático, é um exemplo de depressão.

As depressões são classificadas em dois tipos: depressão relativa (que apresenta altitude mais baixa que as áreas ao redor, mas estão acima do nível do mar) e absoluta (se apresenta abaixo no nível do mar).

O Pantanal, localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de Bolívia e Paraguai, é a maior planície inundável do planeta. Depressão: caracteriza-se por terrenos relativamente inclinados cuja altitude varia de 100 a 500 metros.

De acordo com o pesquisador, o cérebro de uma pessoa com depressão é mais propenso a prestar atenção na parte de contraste da imagem. Enquanto os não deprimidos enxergam esse contraste de maneira menos nítida. Nos dois grupos, entretanto, houve pouca diferença na percepção da sessão “brilhosa” da ilusão de ótica.

A depressão é um transtorno mental frequente. Em todo o mundo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com esse transtorno.

Um caso de depressão pode ser categorizado como leve, moderado ou grave, dependendo dos sintomas. Entre os principais indícios da doença estão ansiedade, alterações do apetite, de peso e do sono, fadiga ou perda de energia, sentimentos de inutilidade ou de culpa, dificuldade de concentração e de tomar decisões.

Sistema nervoso central
Os sintomas da depressão incluem tristeza e um sentimento de culpa. Pode ser descrito como um sentimento de vazio ou desesperança. Algumas pessoas podem achar difícil colocar esses sentimentos em palavras.

Formação. São por meio de processos erosivos que as depressões se formam. Em suas bordas, podemos encontrar bacias sedimentares. O desgaste natural dessas bacias por meio de agentes transformadores do relevo pode originar as depressões.

a) Os planaltos são mais elevados que as planícies e menos do que as montanhas. Podem apresentar composições cristalinas, sedimentares e basálticas. b) A depressão, quando abaixo do nível do mar, é chamada de absoluta, mas acima do nível do mar e abaixo da região de entorno, é chamada de relativa.

As planícies são formadas por rochas sedimentares. Nestas áreas, ocorre o acúmulo de sedimentos. Exemplos: Planície Litorânea, Planície Amazônica e Planície do Pantanal. As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta.

Recebe esse nome porque não apresenta condições para a manutenção da vida, em virtude do elevado grau de salinidade. É a maior depressão absoluta do mundo, com cerca de 400m abaixo do nível dos oceanos.

De acordo com dados publicados pelo IBGE em 2019, a população entre 60 e 64 anos é a mais afetada pela depressão, doença que atinge 13% dos idosos. Além da depressão, outros transtornos mentais e déficits cognitivos tem grande prevalência na terceira idade. O tema, porém, é pouco debatido.

O cenário 'ansioso' do Brasil está enraizado nas diferenças sociais. Um país em que muitos não têm renda suficiente para terminar o mês, ou que trabalham muitas horas por dia, ou ainda, que vivem sob pressão de metas desrespeitosas no trabalho, se torna palco para incertezas e inseguranças emocionais.

Os principais exemplos são: Depressão Sertaneja e do São Francisco, Depressão Cuiabana, Depressão Periférica Sul-Rio-Grandense, Depressão do Araguaia, Depressão Amazônica, Depressão do Miranda, entre outras.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

O desinteresse da pessoa deprimida é geral, como se nada valesse a pena. Amor e depressão podem coexistir na mesma pessoa. Somos seres de afectos, com a capacidade de dar e receber amor. A pessoa com depressão, não deixa de amar o seu par, só não consegue demonstrar.

1 - Ouça com atenção e acolha
Ouvir o que a pessoa tem a dizer é uma das melhores formas de ajudá-la. Olhe nos olhos, preste atenção e leve em consideração o que ela está dizendo. Não desmereça a sua condição. Exerça a empatia e ofereça o seu suporte e acolhimento, sem julgamentos.

Brasil

O relatório de 2022 da Organização Mundial da Saúde acendeu um alerta quanto a saúde mental. Os casos de ansiedade seguem aumentando e a pandemia influenciou esse cenário.