O que é depressão catatônica?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Já na depressão catatônica, o indivíduo apresenta estado de apatia severa, mutismo, lentidão ou imobilização dos movimentos e anedonia (incapacidade de sentir emoções).

A catatonia é uma síndrome que tem sido associada a vários transtornos mentais, mas que também se apresentou como resultado de outras condições médicas. É definido como um grupo de sintomas que envolvem a falta de movimento, bem como a falta de comunicação. Pode ser acompanhada por agitação, confusão e inquietação.

A catatonia pode durar algumas horas até semanas, meses ou mesmo anos. Algumas pessoas têm episódios recorrentes. Conversei com médicos, enfermeiros, acadêmicos, pacientes e cuidadores sobre essa condição. E uma pergunta surge mais que qualquer outra: o que pensam as pessoas com catatonia?

Diversas outras causas médicas podem levar ao desenvolvimento do comportamento catatônico, como depressões profundas, câncer cerebral, traumatismo craniano, grandes traumas psicológicos, entre outros transtornos.

O que é a esquizofrenia catatônica
É um dos menos comuns e se caracteriza pela pouca fala, falta de interação com as pessoas ao redor, recusa em se alimentar, movimentos corporais estranhos ou até redução da atividade motora. O paciente pode permanecer imóvel, quieto e com expressão facial de indiferença durante horas.

Que se refere a catatonia; relativo a um tipo de esquizofrenia caracterizada por períodos de passividade alternados a momentos de excitação extrema. Que ou aquele que se encontra acometido pela catatonia.

Fatores neuroquímicos. Problemas com algumas substâncias químicas do cérebro, incluindo os neurotransmissores chamados dopamina e glutamato, também podem ser responsáveis pelo surgimento da esquizofrenia, assim como o uso de drogas psicoativas que alteram a mente.

ca·ta·tó·ni·co co. 1. Relativo a catatonia ou a uma forma de esquizofrenia que se caracteriza pela alternância de períodos de passividade e de excitação repentina (ex.: estado catatónico ; sintomas catatónicos ).

5- Depressão psicótica
Essas pessoas podem ter ideias estranhas e ilógicas como pensar que outras pessoas podem ouvir seus pensamentos ou que estão tentando prejudicá-las. É comum que elas passem muito tempo sozinhas ou na cama, dormindo durante o dia e ficando acordados à noite.

“A depressão psicótica é uma forma grave de depressão e aparece nos transtornos depressivos, tanto no unipolar quanto no bipolar”, afirma a psiquiatra Ana Paula Bechara. O tipo unipolar é o mais clássico e frequente, enquanto a depressão bipolar é uma forma que se desenvolve junto ao transtorno bipolar.

Além do fator genético, existe alguns outros que podem ser determinantes para o aparecimento da depressão psicótica, como, por exemplo, fatores ambientais, psicológicos, desequilíbrio hormonal e o uso de drogas ou medicamentos.

Tratamento da esquizofrenia

  1. medicamentos antipsicóticos — esses medicamentos atuam bloqueando os neurotransmissores responsáveis pelos episódios de delírio e alucinação. ...
  2. internação — nos quadros em que o paciente se encontra em perigo para si ou para quem convive, pode ser considerada a internação.

O que é Catalepsia? A catalepsia é uma condição transitória na qual o paciente apresenta uma incapacidade na movimentação dos membros, na cabeça ou até na fala. Em alguns casos, podem ser confundidos com a morte, pois a respiração também é afetada.

A depressão psicótica é o tipo mais grave, causando alucinações, dores e sensações irreais. O seu diagnóstico é bem mais fácil de se realizar já que obviamente os sintomas de delírios chamam muito mais a atenção do que uma pessoa que esteja simplesmente triste.

A depressão profunda é a fase mais severa e grave da doença, por conta disso os sintomas estão em sua intensidade máxima e afetam integralmente a vida de quem sofre com o transtorno.

Quando a depressão profunda é grave, as pessoas podem apresentar sintomas psicóticos, como alucinações e delírios.