O que é depressão afetiva?

Perguntado por: egentil9 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

O Transtorno Afetivo Bipolar é um distúrbio psiquiátrico marcado pela alternância (às vezes súbita) entre episódios de depressão e euforia, também chamado de mania ou hipomania. A pessoa pode apresentar períodos assintomáticos entre os episódios, e as crises podem variar de intensidade, frequência e duração.

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

Qual o CID mais grave de depressão? O CID mais grave para depressão é o CID 10 – F33. 3 que se refere a um transtorno depressivo recorrente, isto é, em que já ocorreu pelo menos 3 episódios depressivos e o atual cenário é de um episódio grave com sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações).

“O diagnóstico de transtorno afetivo bipolar é feito através da história clínica do paciente e do exame psíquico, que é a avaliação pelo médico dos sinais e sintomas observados no paciente.

Termo usado para se referir a importante influência que a vida afetiva, sobretudo o estado de humor, exerce constantemente sobre as demais funções psíquicas (atenção, vivência do tempo, memória, sensopercepção, vontade etc.).

O Transtorno Afetivo Bipolar é um distúrbio psiquiátrico marcado pela alternância (às vezes súbita) entre episódios de depressão e euforia, também chamado de mania ou hipomania. A pessoa pode apresentar períodos assintomáticos entre os episódios, e as crises podem variar de intensidade, frequência e duração.

O tratamento para o transtorno do humor pode ser psicoterápico, farmacológico ou ambos, a fim de aumentar a efetividade. O tratamento farmacológico é realizado através de medicamentos antidepressivos, estabilizadores do humor e/ou antipsicóticos.

A depressão profunda é a fase mais severa e grave da doença, por conta disso os sintomas estão em sua intensidade máxima e afetam integralmente a vida de quem sofre com o transtorno.

Entretanto, quando a ansiedade noturna se instala, Treadway explica que o corpo está mudando para seu ritmo circadiano natural. "A luz está diminuindo, a produção de melatonina no corpo está aumentando e nosso corpo está nos dizendo para descansar", diz ela.

A depressão provoca sentimentos de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer. O transtorno pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos, além de diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades normais no trabalho e em casa.

A depressão é uma doença silenciosa e que tem como um dos ingredientes a tristeza. No entanto, existe ainda um vasto conjunto de sintomas que pode sentir, como: sonolência, perda de apetite, sentimentos de culpa, dores no corpo, insónias, falta de energia e ainda falta de concentração.

Causas: A depressão é uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células.

A tristeza tem duração limitada, enquanto a depressão costuma afetar a pessoa por mais de 15 dias. Podemos estar tristes porque alguma coisa negativa aconteceu em nossas vidas, mas isso não nos impede de reagir com alegria se algum estímulo agradável surgir.

A prática de exercícios regulares e uma dieta com uma alimentação balanceada ajudam no tratamento, de modo que a prática de exercícios físicos promove a liberação de hormônios como dopamina e endorfina, que geram a sensação de prazer e bem-estar.

As principais características dele são: Sintomas que determinam mania ou hipomania – exaltação do humor, aceleração do pensamento com fuga de ideias, aumento da atividade motora, aumento de energia (com diminuição da necessidade de sono), pressão de fala, irritabilidade, paranoia, hipersexualidade e impulsividade.

O tratamento psiquiátrico exige tempo epaciência.
Por vezes se leva alguns meses para realmente atingir a remissão dos sintomas. Normalmente a melhora é gradual, ou seja, aos poucos os sintomas ficam mais amenos, mas demoram ainda algum tempo para deixar de existir.

O afeto desenvolve adultos seguros e confiantes. A afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações. Segundo Piaget, tal estado psicológico é de grande influência no comportamento e no aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo.

O afeto é um conjunto de percepções subjetivas que envolvem, principalmente, sentimentos e emoções e que nos ajudam a entender o mundo, dar significado a ela e à vida e a estabelecer vínculos com outras pessoas.