O que é densidade de um gás?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

A densidade absoluta ou massa específica de um gás é a relação entre a massa e o volume do gás, nas condições de pressão e temperatura consideradas. A unidade de densidade dos gases costuma ser g/L.

O gás de menor densidade conhecida é o gás hidrogênio (H2), que possui massa molar de apenas 2 g/mol aproximadamente.

Existem dois tipos de densidade: absoluta e relativa.
A absoluta é a do material em si mesmo, já a relativa envolve a comparação entre materiais diferentes (um em relação ao outro, mudamos o ponto de vista).

Densidade absoluta: 0,766 kg/m3 (@ 20°C; 1 atma).

A densidade é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. Densidade é a relação existente entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura. No SI (Sistema Internacional de Unidades), a unidade de densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m3).

A densidade refere-se a um corpo, que pode ser composto por apenas uma substância ou por uma mistura de substâncias, como por exemplo, uma solução de água com açúcar. A massa específica, por sua vez, refere-se à densidade de uma substância homogênea específica, como o alumínio, o chumbo ou a água.

A densidade é uma propriedade física que associa a massa de um material ao volume que ele ocupa. Ela pode ser usada para caracterizar diferentes materiais. Em razão da alta quantidade de sal na água do mar Morto, as pessoas conseguem flutuar sem esforço.

* Densidade: Os gases apresentam baixa densidade porque, em comparação com os líquidos e sólidos, a mesma massa ocupa um volume muito maior. * Forças de atração intermolecular: O gás ideal não interage com outros gases.

É a razão entre o peso de um certo volume de um gás ou vapor e o peso do mesmo volume de ar seco, medidos à mesma pressão e temperatura.

O Hexafluoreto de Enxofre (SF6) é um gás inerte, cerca de 5.1 vezes mais denso que o ar.

A densidade média do GLP é 2,50 kg/m³. Sendo assim, 1m³ de GLP pesa 2,50 kg.

No entanto, a densidade é uma grandeza que varia de acordo com a temperatura e pressão. Isso ocorre porque as variações da temperatura e da pressão provocam uma alteração no volume do material e, consequentemente, alteram também a densidade que é inversamente proporcional ao volume.

Isso significa que quanto maior for a densidade, maior será a quantidade de massa compactada em um determinado volume. Por outro lado, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a sua densidade.

Se ele tiver uma densidade maior do que a da água, irá afundar; se a densidade for menor, irá boiar. Simples assim! Por isso dizemos que a densidade é relativa à densidade da água.

A lei dos gases afirma que a pressão exercida por um gás é proporcional a sua densidade e temperatura absoluta. Assim, um acréscimo na temperatura ou na densidade causa um aumento na pressão, se a outra variável (densidade ou temperatura) permanece constante.

O hélio é um gás muito leve, sendo sete vezes mais leve que o ar. É por isso que balões cheios de hélio sobem quando os soltamos.