O que é demografia resumo pequeno?

Perguntado por: epilar . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

A demografia é uma ciência que, a partir da análise de dados e informações diversas, estuda as dinâmicas da população. A origem da demografia está atrelada à preocupação de especialistas em entender o comportamento da população mundial. A população é o número de indivíduos que ocupa um determinado espaço.

As características demográficas correspondem a definições utilizadas na classificação de grupos sociais e indivíduos. Elas permitem compreender valores, hábitos, crenças, experiências e até mesmo acesso a bens e serviços que as pessoas acabam tendo em comum.

2) Demografia formal é o estudo de populações humanas em um determinado momento com relação ao tamanho, a distribuição e a estrutura da população. A demografia formal também analisa as mudanças que ocorrem na população ao longo do tempo, principalmente o crescimento populacional.

A demografia tem como objetivo analisar os seguintes dados populacionais: crescimento demográfico, emigração (saída de pessoas de um país de forma espontânea ou de uma região para outra num mesmo país), taxa de natalidade (nascimentos), taxa de mortalidade, expectativa de vida, distribuição populacional por áreas, ...

A população brasileira atual é de 190.732.694 habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população brasileira deverá atingir 228 milhões de habitantes.

São indicadores: população; razão entre os sexos; crescimento populacional; taxa de fecundidade; taxa bruta de natalidade; mortalidade proporcional por idade em menores de um ano; esperança de vida ao nascer; índice de envelhecimento, entre outros.

O estudo da população é fundamental para podermos verificar a realidade quantitativa e qualitativa da mesma, e esse estudo só pode ser completo se a população for recenseada.

O Risco na Análise Demográfica Tradicional
Tradicionalmente, a Demografia se utiliza da noção de risco associada às probabilidades de certos eventos da dinâmica demográfica ocorrerem. Este risco é fruto de um cálculo matemático, que tem seus elementos definidos de acordo com a natureza deste fenômeno.

Estrutura (ou composição) da população: é o número de pessoas na população por sexo (masculino ou feminino) e/ou por grupo de idade (em geral são formados grupos de 5 em 5 anos).

Populoso, refere-se à população total e absoluta do país, ou seja, o número de habitantes daquele país, independentemente de sua distribuição, considera-se apenas o número total de habitantes a grosso modo. Povoado, refere-se à população relativa, ou seja, o número de habitantes por quilômetro quadrado (hab./km²).”

Um país populoso é aquele que possui uma grande população absoluta. Já um país povoado é aquele que possui elevada densidade demográfica.

A demografia é responsável pelo estudo das dinâmicas das populações humanas. A demografia estuda o perfil e a evolução das populações humanas no tempo e no espaço. Para isso, faz uso de conceitos e indicadores demográficos expressos quantitativamente, ou seja, na forma de dados estatísticos.

Ele remete ao fluxo de indivíduos, ou seja, à entrada e à saída da população de determinada localidade. A demografia é uma ciência que versa pelo estudo das dinâmicas populacionais, logo, ela fornece importantes informações sobre as características de uma população de determinada localidade.

A Demografia é o estudo das populações e suas dinâmicas. A Geografia da População, por sua vez, corresponde ao estudo dessas dinâmicas e suas relações com o espaço geográfico, onde as populações são vistas como agentes e produtos das relações sociais, econômicas, naturais e culturais que compõem o meio.

Primeira fase: pré-transição, quando mortalidade e natalidade estão elevadas. Segunda fase: explosão demográfica, quando há queda da mortalidade e elevada natalidade, resultando no acentuado crescimento populacional. Terceira fase: desaceleração do crescimento populacional com queda da natalidade e baixa mortalidade.