O que é deliberação executiva?

Perguntado por: exisco . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Deliberação executiva: Trata-se da sanção ou veto por parte do chefe do Executivo dos projetos que são aprovados pelo legislativo. 3ª – Fase Complementar: Consiste na promulgação da lei (declarar a existência) e sua publicação (comunicar a existência).

São seis as etapas ou fases do processo legislativo brasileiro: iniciativa, discussão, deliberação (ou votação), sanção ou veto, promulgação, publicação. Alguns autores também dividem o processo em três fases: introdutória, constitutiva e complementar.

Passo a passo

  1. 1 PUBLICAÇÃO: quem pode propor. ...
  2. 2 ANÁLISE DE CONTEÚDO: comissões permanentes. ...
  3. 3 ANÁLISE DE ADMISSIBILIDADE: CFT E CCJC. ...
  4. 4 VOTAÇÃO NO PLENÁRIO. ...
  5. 5 DESTAQUES. ...
  6. 6 DEPOIS DO PLENÁRIO. ...
  7. 7 VETO.

Promulgação e Publicação-Procedimento Pós-Deliberativo
É o ato formal e solene que determina a publicação da lei e divulgação da norma, para que esta produza os efeitos aos quais se destina.

Uma proposição está pronta para ser votada em Plenário somente depois de ter recebido parecer de TODAS as comissões para as quais tenha sido distribuída pelo Presidente da Câmara dos Deputados.

substantivo feminino Ação ou efeito de deliberar, de tomar uma decisão após pensar, analisar e refletir. Argumentação sobre um assunto polêmico; debate. Discussão cujo propósito consiste na resolução de um problema.

1 Ação ou efeito de deliberar(-se). 2 Debate oral de um assunto entre muitas pessoas, para tomar uma decisão, resolver um problema etc. 3 Resolução que se toma após uma discussão ou reflexão: “[…] desanimada, fatigada, hesitou sobre a deliberação que devia tomar.

Significa que o processo foi julgado por um grupo de magistrados reunidos em uma sessão de julgamento.

O Legislativo tem a função de discutir as leis e negociar com a sociedade e o Executivo o formato dessas propostas para, finalmente, votá-las. Também cabe ao Legislativo fiscalizar o Executivo e representar vários setores da sociedade. O Judiciário é o Poder que faz os julgamentos.

O processo legislativo, tanto quanto o processo civil ou criminal, é uma série de atos preordenados a um mesmo fim, no caso, a regular promulgação de uma norma legislativa. Sua fase inicial é a da apresentação, pela qual a proposição legislativa é entregue ao órgão do Poder Legislativo competente para recebê-la[1].

No Brasil, o Poder Executivo e o Poder Legislativo são definidos a partir de votação direta, enquanto o Poder Judiciário é direcionado por ministros indicados pelo Presidente da República e aprovados pelo Senado.

Senado e Câmara lançam portal que permite consultar leis e suas alterações ao longo do tempo. O Senado e a Câmara lançaram nesta segunda-feira (4) o portal normas.leg.br, onde é possível ter acesso de forma inovadora às normas constitucionais e às leis federais.

Aprovado, o Projeto será submetido à Comissão de Redação, caso tenham sido acatadas as emendas apresentadas, e publicado um Autógrafo, que é um decreto da Assembleia Legislativa expressando a forma final da proposta aprovada pelos representantes dos cidadãos.

No âmbito federal, o poder legislativo é exercido pelo Congresso Nacional - composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Na Câmara, ficam os deputados federais e no Senado, os senadores. No plano estadual, este poder é exercido pelas Assembleias Legislativas por meio dos deputados estaduais.

· DELIBERATIVO: Compete o caráter decisório sobre as suas funções; · CONSULTIVO: Tem a responsabilidades de julgar determinado assunto que lhe é apresentado; · NORMATIVO: Reinterpreta as normas vigentes como também e as cria; · PROPOSITIVO: Propõe ações ao Poder Executivo.

Conselho Deliberativo é um órgão colegiado com poder decisório sobre as ações da administração. Assim, enquanto o primeiro orienta a diretoria, o segundo delibera, ou seja, determina estratégias para serem colocadas em prática. Portanto, suas funções e responsabilidades são bem diferentes.

Como já exposto, o Conselho Deliberativo é órgão relevante na estrutura de determinada organização. É um órgão interno, decisivo, composto por membros vitalícios, titulares e suplentes.