O que e degermação cirúrgica?

Perguntado por: icaldeira3 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

A degermação, ou lavagem cirúrgica, constitui uma técnica específica de higieni- zação das mãos da equipe cirúrgica para a realização de procedimentos invasivos, prolongados ou de alto risco de contami- nação, como é o caso das cirurgias.

1.1 Compete ao Enfermeiro, Técnico ou Auxiliar de Enfermagem realizar a degermação com solução anti-séptica degermante (Clorexidina degermante a 2%) na área do sítio cirúrgico e áreas adjacentes.

Remoção de sujeira, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e microrganismos da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato; prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.

degermante nas mãos e antebraços durante o tempo recomendado pelo fabricante, geralmente 2-5 min. infecção de sítio cirúrgico. efetiva redução da microbiota e o crescimento bacteriano em mãos enluvadas leva mais que 6 horas.

Outro processo de desinfecção conhecido e utilizado de modo mais corriqueiro é a degermação, que consiste na eliminação de sujidades e impurezas da pele, seja através de sabonetes ou detergentes líquidos específicos para a limpeza. Lavar as mãos e tomar um banho são exemplos de degermação.

- A degermação deve ser sempre realizada antes de procedimentos cirúrgicos ou invasivos. - Antes de iniciar a degermação das mãos e antebraços, colocar a touca , a máscara cirúrgica e o óculos de proteção.

Antissepsia da mucosa: desinfecção das mucosas bucal, ocular, vaginal e intestinal, ou dos locais em que pode haver lesão. Solução utilizada: PVPI aquoso. Remoção de sujidade e redução da flora residual e transitória: Degermação da pele, principalmente na área cirúrgica e procedimentos invasivos.

-Antisséptico para uso tópico. -Antissepsia da pele, mãos e ante-braços. -Recomendado para antissepsia em infecções cutâneas, ferimentos, queimaduras, curativos no pós-operatório, em ulcerações por decúbito.

E não é só o cirurgião que tem de fazer a antissepsia das mãos, mas toda a equipe que vai participar – anestesista, assistentes etc., bem como todo profissional de saúde que tem contato com um paciente, inclusive os enfermeiros.

Nas mãos, os microrganismos localizam-se em maior quantidade em torno e sob as unhas. Antes de iniciar a lavagem das mãos devem ser retirados: anéis, pulseiras e relógio...

Os resultados obtidos neste estudo mostraram que os três métodos testados para a degermação das mãos (fricção com escova descartável, fricção com esponja e fricção sem artefato) apresentaram eficácia equivalente na redução da contaminação microbiana.

Tipos de higienização das mãos

  • Uso do álcool gel (concentração de 60 a 80%);
  • Lavagem simples com água e sabão;
  • Lavagem com antisséptico; e.
  • Lavagem cirúrgica.

A desinfecção, conhecida também como sanitização, com cloro, álcool ou hipoclorito de sódio, elimina ou reduz os microrganismos prejudiciais, perto de 98%, enquanto a esterilização, elimina 100% todos eles. Para escolher entre as técnicas, é necessário entender qual é o seu objetivo.

Os procedimentos de antissepsia são muito comuns em hospitais e laboratórios, pois são locais onde há uma grande concentração de pessoas predispostas a serem contaminadas por microrganismos infecciosos, devido a baixo imunidade corporal provocada por uma doença, por exemplo.

Possuem 4 tempos:

  • A Diérese;
  • A Hemostasia;
  • A Exérese;
  • E a Síntese.

A antissepsia é feita principalmente através do uso substâncias químicas, tais como fungicidas e microbicidas, as quais visam a eliminar ou diminuir a proliferação dos agentes invasores. Mas a eliminação das infecções também pode ocorrer por meio de esterilização.

A antissepsia cirúrgica das mãos é o procedimento que tem como objetivo eliminar a microbiota transitória da pele e reduzir a microbiota residente, além de proporcionar efeito residual na pele do profissional.

Existem três diferentes tipos de desinfecção: de alto, médio e baixo nível; e ela pode ser feita por dois métodos diferentes: a desinfecção física ou química. E para uma higienização eficaz de utensílios hospitalares, é muito importante selecionar o tipo e o método que for mais adequado!